Imagem de fundo

José é técnico de laboratório de um Instituto Federal e...

José é técnico de laboratório de um Instituto Federal e deve elaborar um laudo técnico referente às análises de qualidade da água realizadas. Era sua primeira vez e recebeu como orientação de seu supervisor que deveria seguir uma estrutura mínima obrigatória. José listou, então, os seguintes elementos: identificação do solicitante, objetivo da análise, descrição do ponto e data de coleta, metodologia utilizada, interpretação dos resultados com base na legislação vigente e assinatura do responsável. Diante do exposto, considerando a estrutura proposta por José, assinale a alternativa correta.


A

A estrutura está incorreta, pois laudos técnicos laboratoriais não devem conter interpretação dos resultados, cabendo ao solicitante realizar essa avaliação.


B

A estrutura está correta e contempla os elementos essenciais de um laudo técnico, pois permite a identificação do transparência objeto, metodológica, rastreabilidade, interpretação fundamentada do resultado e responsabilidade técnica pelo documento.


C

A estrutura está incompleta, pois laudos técnicos laboratoriais devem obrigatoriamente conter fotografias do ponto de coleta e dos equipamentos utilizados na coleta, acondicionamento e análise, sem os quais o documento não possui validade técnica.


D

A assinatura do responsável técnico é dispensável em laudos elaborados por técnicos de laboratórios, pois nesses casos a responsabilidade pelo documento é da instituição e não individual.


E

A descrição da metodologia utilizada é um elemento opcional no laudo técnico, uma vez que várias metodologias podem ser aplicadas para chegar ao mesmo resultado. É suficiente a apresentação dos resultados obtidos e a identificação da amostra para garantir a rastreabilidade e a validade do documento.