

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um técnico em esterilização sofreu exposição percutânea a sangue potencialmente contaminado pelo HIV. A avaliação do paciente-fonte revelou teste rápido negativo, embora houvesse relato de comportamento de risco recente.
Sabendo que o trabalhador buscou atendimento 80 horas após o acidente, assinale a alternativa CORRETA sobre a indicação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
A PEP deve ser iniciada, pois o histórico recente de exposição de risco do paciente-fonte torna obrigatória sua indicação, independentemente do tempo transcorrido desde o acidente.
A PEP não está indicada, pois sua eficácia é considerada insuficiente quando iniciada após 72 horas da exposição, mesmo diante da possibilidade de janela imunológica do paciente-fonte.
A PEP está indicada, pois testes rápidos negativos devem ser desconsiderados sempre que houver suspeita de janela imunológica.
A PEP pode ser iniciada em qualquer momento após a exposição, uma vez que sua eficácia não depende do intervalo entre o acidente e o início da quimioprofilaxia.
A PEP somente é indicada quando o paciente-fonte apresenta teste rápido reagente para HIV, sendo desnecessária a investigação de exposições de risco recentes.