Na realização das ações iniciais, ao prestar os...
Imagem de fundo

Na realização das ações iniciais, ao prestar os...

Imagem associada para resolução da questão
Na realização das ações iniciais, ao prestar os primeirossocorros, o motorista deve considerar os princípios de

A
segurança para proceder à avaliação da cena, garantir a própria segurança, a segurança da vítima dos circunstantes, priorizando as condições que não ameaçam a vida, as que possam resultar em perda de membro e por último, as que possam resultar em perda da vida.

B
biossegurança procurando utilizar equipamentos de proteção pessoal como luvas, óculos e máscara facial para evitar o contato com fluídos corporais, prevenindo contágio com agentes causadores de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

C
avaliação primária que consiste em efetuar o exame físico detalhado e verificar cada segmento corporal, iniciando desde a cabeça até os pés, para encontrar e cuidar de lesões, anteriormente não identificadas.

D
avaliação secundária visando sistematizar as etapas da avaliação, em que A, B, C, D, E correspondem, respectivamente, à verificação de vias aéreas, respiração, circulação, exposição corporal para avaliar possíveis lesões e realizar o alinhamento da coluna cervical.

E
comunicação, que inclui providenciar o acionamento do serviço móvel de urgência disponível na localidade, transmitir as informações acerca do mecanismo de trauma, as condições da vítima e outros fatos pertinentes que permitirão o envio de ambulância e dos recursos mais adequados no atendimento préhospitalar até o transporte para o hospital.