Questões de Concurso sobre Área: Laboratório

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.486 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O sistema RH trata-se de um sistema de classificação de sangue baseado na seguinte características:


A

Tipo de coagulação do sangue.


B

Nível de hemoglobina no sangue.


C

Tipo de células presentes no sangue.


D

Tipo de antígenos presentes nas hemácias.

Como se prepara um esfregaço sanguíneo?


A

Adicionar uma gota de sangue a uma lâmina, espalhando-a com outra pela superfície.


B

Adicionar uma gota de sangue a uma placa de Petri, misturando-a com uma solução de formol.


C

Adicionar uma gota de sangue a um tubo de ensaio, misturando-a com uma solução de heparina.


D

Adicionar uma gota de sangue a uma placa de Petri, misturando-a com uma solução de álcool a 70%.

Analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa correta.


I – O técnico de laboratório precisa ter conhecimento sobre os tipos de conservação do sangue, porque existem alterações que ocorrem no sangue após a colheita e sua relação com os diferentes anticoagulantes. Entre as alterações mais frequentes estão: A fragilidade osmótica dos glóbulos vermelhos aumenta; a velocidade da hemossedimentação aumenta; os neutrófilos e monócitos apresentam sinais de degeneração celular como vacúolos no citoplasma e lobulação no núcleo; o tempo de protrombina aumenta; os fatores de coagulação, (especialmente os lábeis, V e VIII) diminuem de atividade.

II – O exame do sangue distendido ou esfregaço sanguíneo deve ser feito do material logo após a colheita e, se possível, sem ação de qualquer anticoagulante. O material de vidro (lâminas e lamínulas) deve ser quimicamente limpo e desengordurado. Preferimos os esfregaços em lâminas de vidro 24 X 76 mm lapidadas por serem elas resistentes e de mais fácil manipulação.

III – O sangue capilar ou venoso, os materiais de medula óssea, de baço, de gânglio ou os tumores devem ser colocados sobre uma lâmina de microscopia (A), próximo a uma de suas extremidades.

IV – Junto à gota do material coloca-se uma lâmina auxiliar, aparada nos cantos (B), encostase o material e faz-se o mesmo correr, por capilaridade, até suas bordas. Mantendo uma inclinação de 45º, faz-se a lâmina auxiliar deslizar sobre a primeira com movimento firme e delicado.

V – Seca-se então o esfregaço, ao ar, e identifica-se escrevendo sobre ele com um lápis. O material é então fixado, corado e examinado. O esfregaço deverá ser fino e regular para se ter boa distribuição das células.


A

V; V; F; V; F.


B

F; V; F; V; F.


C

V; V; V; V; V.


D

V; F; V; F; F.


E

F; V; V; F; V.

Torna-se necessário preparar 100 mL de solução 0,03 mol/L de determinado corante a partir de uma diluição. No almoxarifado do laboratório consta 1 litro de estoque pré-existente desse mesmo corante, lacrado, com concentração de 0,25 mol/L. A alíquota da solução estoque, que deverá ser pipetada para realizar a referida diluição, é de:


A

12 mL.


B

22 mL.


C

25 mL.


D

30 mL.

A imagem trata-se de um microscópio óptico contendo marcações numéricas (1 a 6):


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações anteriores, a associação está correta em


A

1. Oculares 2. Objetiva 3. Condensador 4. Botão do eixo X 5. Botão do eixo Y 6. Comando da intensidade da luz


B

1. Oculares de dioptrias 2. Objetiva 3. Diafragma de íris de abertura 4. Ampliação, ajuste grosso 5. Ampliação, ajuste fino 6. Foco


C

1. Tubo de dioptrias 2. Cursor de apoio 3. Diafragma de íris de abertura 4. Ampliação, ajuste grosso 5. Ampliação, ajuste fino 6. Interruptor


D

1. Tubo de observação 2. Revólver porta-objetiva 3. Diafragma de íris de abertura 4. Botão de deslocamento grosso 5. Botão de deslocamento fino 6. Ampliação

   
Gerar simulado