

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um engenheiro civil da Marinha do Brasil elaborou o projeto estrutural de uma edificação. O técnico em edificações foi, então, incumbido de fazer o levantamento da quantidade de armação necessária para elaboração do orçamento. A viga detalhada na figura abaixo é uma das vigas deste projeto.

Sabendo que a quantidade do aço é levantada em peso (kg) e considerando uma perda de 10%, calcule a quantidade de vergalhões de aço φ5.0, φ8.0 e φ12.5 a serem incluídos no orçamento e assinale a opção correta.
Dados: Peso por metro dos vergalhões: φ5.0 - 0,16 kg/m; φ8.0 - 0,40 kg/m; φ12.5 - 1,00 kg/m.
φ5.0-16,32 kg; φ8.0- 3,52 kg; φ12.5- 30,14 kg.
φ5.0 -16,32 kg; φ8.0 - 3,20 kg; φ12.5 - 27,40 kg.
φ5.0 - 17,95 kg; φ8.0 - 3,20 kg; φ12.5 - 30, 14 kg.
φ5.0 -15,36 kg; φ8.0 - 3,20 kg; φ12.5 - 27,40 kg.
φ5.0 - 17,95 kg; φ8.0 - 3,52 kg; φ12.5 - 30, 14 kg.
Na elaboração de um projeto arquitetônico, objetiva-se construir uma escada para unir dois pavimentos existentes em que: 1) o pé direito do pavimento inferior é de H = 3, 10m; 2) a espessura da laje do pavimento superior é de e = 0,14 m; e 3) o Piso da escada é de p = 0,28 m. Considerando a orientação da fórmula empírica de Blondell, qual será o número de degraus da escada?
Dados: fórmula empírica de Blondell: 2h+p=0,64m (h = espelho e p = piso).
17 degraus.
18 degraus.
19 degraus.
20 degraus.
21 degraus.
No que tange às esquadrias para edificações de uso geral, um projeto arquitetônico apresenta o detalhamento de uma janela de alumínio conforme figura a seguir. Indique a nomenclatura desta esquadria.

Pivotante.
Basculante.
Projetante.
Maxim-ar.
Guilhotina.
Os materiais, equipamentos e dispositivos utilizados na rede de distribuição interna de gás GLP ou GN devem possuir resistência físico-química adequada à sua aplicação e compatível com o gás utilizado, bem como devem ser resistentes ou estar adequadamente protegidos contra agressões do meio. Em relação à rede de distribuição interna de gás, é correto afirmar que:
não é permitida a instalação de tubulação aparente, mesmo que instalada com os elementos adequados.
é permitida a instalação dentro de elementos estruturais (vigas, lajes e pilares).
em nenhuma hipótese podem ser executadas com tubos plásticos como tubo de condução de polietileno (PE80 ou PE100).
é admitido o cruzamento com rede elétrica de baixa tensão isolada em eletrodutos não metálicos desde que mantenha o espaçamento mínimo de 10 mm e com material isolante aplicado na tubulação de gás.
as válvulas de bloqueio utilizadas na rede de distribuição devem ser do tipo gaveta.
Analise se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
O Cimento Portland produzido com
( ) alto teor de pozolana aumenta o calor de hidratação.
( ) adição de pozolona melhora a resistência ao ataque de sulfatos.
( ) alto teor de escória de alto-forno retarda o tempo de início de pega.
( ) elevado grau de finura aumenta a resistência mecânica nas primeiras idades.
A sequência correta é:
F, V, V, V.
F, V, F, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Durante a etapa de pintura, decidiu-se pintar uma parede com tinta látex acrílica. A parede foi executada em alvenaria com blocos de tijolo cerâmico, revestida com reboco de argamassa de cimento, cal e areia. No dia da pintura, o reboco já estava completamente curado, entretanto uma breve chuva umedeceu a parede e, para acelerar a entrega da obra, o construtor decidiu executar a pintura sem aguardar a parede secar completamente. Poucos dias após o término da pintura, apareceram manchas esbranquiçadas pela superfície pintada devido à aplicação da tinta sobre reboco ainda úmido. De acordo com o descrito, marque a opção que apresenta o nome correto da patologia que surgiu na pintura.
Bolhas.
Descascamento.
Desagregamento.
Saponificação.
Eflorescência.
Nas investigações de simples reconhecimento do subsolo executadas por percussão, com lavagem, associadas ao ensaio Standart Penetration Test - SPT, são realizadas amostragens pelo trado, pela água de lavagem do furo e pelo amostrador padrão. As amostras
são submetidas aos ensaios de caracterização de solos.
são guardadas e preservadas por no mínimo cinco anos.
quando obtidas pelo amostrador padrão são indeformadas.
fornecem os parâmetros para o perfil geológico-geotécnico do furo.
definem os limites das camadas e classificam os solos tátil-visualmente.
Denomina-se concreto armado a associação do aço ao concreto com a finalidade de melhorar a resistência deste a determinados tipos de esforços. A associação entre esses materiais é possível devido a propriedades específicas e características que permitem o trabalho conjunto de ambos os materiais, dentre as quais é correto citar:
boa aderência entre ambos os materiais; mesma resistência à tração.
coeficiente de dilatação térmica similar; boa aderência entre ambos os materiais.
proteção do aço à corrosão quando envolvido pelo concreto; mesmo módulo de elasticidade.
mesmo módulo de elasticidade; coeficiente de dilatação térmica similar.
mesma resistência à tração; mesmo módulo de elasticidade.
Pavimentos asfálticos são aqueles feitos de materiais betuminosos em mistura com agregados pétreos. Nesses pavimentos o asfalto é o aglomerante, o qual tem a função de aglutinar os agregados (areia e brita), além de conferir impermeabilidade à mistura. Os agregados, por sua vez, conferem a resistência mecânica ao material. Sobre pavimentos asfálticos assinale a opção correta.
Pavimentos asfálticos são geralmente mais econômicos que os de concreto, mas são piores que os pavimentos de terra.
Pavimentos asfálticos são rígidos, seu dimensionamento é feito contando-se com a resistência do subleito.
A imprimação é uma fina camada feita com asfaltos diluídos, ou emulsões, aplicados diretamente sobre o solo, e tem como uma de suas finalidades impermeabilizar inferiormente a pavimentação.
Não é necessário impermeabilizar a pavimentação asfáltica por baixo e por cima, visto que o próprio pavimento apresenta característica de impermeabilidade.
O capeamento é a última camada da pavimentação, destinada a dar suavidade de rolamento e a proteger o pavimento, porém não impermeabiliza o pavimento pela parte superior.
Os vergalhões de aço para concreto armado são fornecidos em barras e/ou fios. Os vergalhões em aço classe A são obtidos por laminação a quente, sem posterior deformação a frio (são barras lisas), enquanto os vergalhões da classe B são obtidos por um processo de deformação a frio (encruamento), resultando em barras torcidas ou com mossas (saliências transversais). Com relação aos vergalhões de aço para concreto armado, assinale a opção correta.
Barras são os materiais de diâmetro igual ou inferior a 12,5 mm, obtidos por trefilação de fio-máquina.
Na prática construtiva, as categorias de aço mais utilizadas para concreto estrutural são CA-32 e CA- 40.
Barras com diâmetro acima de 12,5 mm são fornecidas em rolos.
A categoria CA-60 aplica-se apenas na fabricação de fios.
Fios são os produtos de diâmetro igual ou superior a 5 mm, obtidos por laminação a quente.
No programa AutoCAD o comando que utiliza-se para unir duas linhas, podendo executar em um ponto ou arredondando a aresta:
Fillet
Mirror
Trim
Stretch
Um empreendimento está na fase de execução das fundações, sendo a solução adotada a de estacas escavadas de 40cm de diâmetro. Considerando que existem 10 estacas com 5m de profundidade útil e estimando um sobreconsumo de 25%, qual é o volume de concreto necessário para essa fase?
(Considerar π = 3)
6,0 m3.
7,5 m3.
8,0 m3.
10,0 m3.
30,0 m3.
Em relação ao processo de cura do concreto, assinale a alternativa correta.
Durante o processo de cura úmida, deve-se manter a superfície do concreto seca.
A utilização de membranas formadas por uma fina película de resina ou parafina é um método de cura.
No caso de lajes, a cura necessita ser realizada por um período mínimo de 5 dias.
É um conjunto de medidas que tem por objetivo intensificar a evaporação da água utilizada na mistura do concreto.
É recomendado que as fôrmas estejam secas antes da concretagem para garantir um processo de cura mais eficiente.
Assinale a opção que corresponde ao Corte AA da planta abaixo.






Durante o processo projetual de uma via de pavimentação destinada ao trânsito de veículos deve se dar a devida atenção a itens fundamentais. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
A estrutura da pavimentação, capa de rolamento, agulhamento e sistema de carregamento
Tipo de veículo, temperatura média, condições climáticas e fluxo de veículos
Faixa de escavação, direção do fluxo e agulhamento
Sistema de descarregamento, capa de rolamento e faixa de escavação
Para a produção de um concreto de traço 1 : 2 : 2,5 com 3 sacos de cimento, no qual a brita possui massa específica de 2,7kg/dm3 e massa unitária de 1,5kg/dm3, o volume total de brita, em dm3, é
55,6.
111,1.
138,9.
200,0.
250,0.
O diâmetro da base de um cilindro reto tem a mesma medida da altura. Sabendo que a soma do raio com a altura vale 6, qual o volume do cilindro?
11π
16π
20π
24π
29π
Um cômodo de 12m x 10m e pé direito de 4m receberá porcelanato de 1,20m x 1,20m no seu piso. Sabendo-se que em cada caixa vem 5 peças, assinale a alternativa que apresenta o número de caixas a serem compradas de forma que tenha o mínimo de sobra e contando que nenhuma peça foi perdida.
20 caixas
19 caixas
18 caixas
17 caixas
Uma sala com 4,0m x 4,5m, um pé direito de 3,20m, com uma janela em uma das paredes de 4,0m medindo 1,0m x 1,5m. E uma porta padrão em uma das paredes de 4,5 medindo 0,90. Assinale a alternativa que mais se aproxima de quantos metros quadrados devem ser comprados de um revestimento de 0,50m x 0,50m para ser colocado apenas nas paredes.
51 m²
55 m²
57 m²
61 m²
Analise as afirmativas a seguir, relativas à segurança na execução de obras e serviços de construção.
I. O aço a ser utilizado no concreto pode ter outras aplicações provisórias tais como apoio de andaimes e cabos de ancoragem.
II. As caçambas devem ser inspecionadas diariamente.
III. Não é permitido ingerir bebidas gasosas quando trabalhando sob ar comprimido.
Estão corretas as afirmativas
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.