Questões de Concurso sobre Elétrica / Eletrônica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.830 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os equipamentos de controle são fundamentais para a dinâmica da iluminação. Esses controles são capazes de ligar ou desligar os diversos equipamentos de iluminação no palco e controlar suas intensidades. Esses controles podem ser simples interruptores ou dimmers. A respeito dos dimmers, qual das seguintes opções melhor os define com relação aos equipamentos de controle na dinâmica da iluminação de palco?


A

Dispositivos que ligam ou desligam os equipamentos de iluminação de forma instantânea.


B

Interruptores com capacidade de ajustar a temperatura de cor das lâmpadas no palco.


C

Mecanismos que controlam a intensidade luminosa dos equipamentos de iluminação de maneira gradual


D

Dispositivos que alteram a direção dos feixes de luz para criar efeitos especiais no palco.

Uma de suas principais vantagens é o baixo custo e a quase perfeita reprodução de cores, além de ter uma vida útil maior do que as lâmpadas incandescentes. Por outro lado, esquentam e consomem bastante energia. Seu uso é feito em locações de residências ou escritórios, sempre durante o dia. Qual dos elementos da iluminação cênica funciona sob alta temperatura e também possui maior temperatura de cor e luminosidade?


A

Refletor aberto.


B

Luz de contra.


C

Lâmpada de tungstênio.


D

Luz de preenchimento.

Qual é o nome do elemento da iluminação cênica que fica posicionado atrás e acima dos atores e/ou objetos para ajudar a “descolá-los” do fundo, modelando melhor os formatos e criando profundidade?


A

Luz principal.


B

Lâmpadas de tungstênio.


C

Refletor Fresnel.


D

Luz de contra.

A instalação de circuitos em um projeto elétrico tem alguns objetivos, entre os quais: aspectos funcionais; segurança; confiabilidade e manutenção. O que a NBR 5.410 (norma brasileira que trata de instalações elétricas de baixa tensão) recomenda quanto à divisão de circuitos?


A

Toda instalação pode ser unificada de forma que permita realimentação inadvertida (mais de uma fonte alimentando um ponto específico).


B

Devem ser previstos circuitos distintos para partes da instalação que requeiram controle específico, de tal forma que estes circuitos não sejam afetados pelas falhas de outros.


C

Não é necessário prever circuitos distintos para iluminação e tomadas de corrente em uma instalação elétrica.


D

Não é necessário prever circuitos distintos para cargas especiais (tomadas de uso específico) em uma instalação elétrica.

Qual problema está associado à distribuição desigual das cargas elétricas em um sistema elétrico trifásico, resultando em um desequilíbrio na corrente elétrica entre as fases?


A

Desequilíbrio das cargas.


B

Aquecimento das conexões.


C

Desequilíbrio de conexões.


D

Choques elétricos.

Três elementos são minimamente necessários para dar forma a um instrumento de iluminação, como descrito a seguir: fonte de luz, espelho refletor e gabinete “carcaça”. Sobre o espelho refletor, é CORRETO afirmar que ele:


A

é responsável por controlar a intensidade da luz emitida pela lâmpada.


B

tem a função de alterar as cores da luz emitida pela fonte de luz.


C

é utilizado para gerar efeitos de fumaça e neblina no ambiente cênico.


D

tem a função de aproveitar os feixes de luz emitidos pela lâmpada e direcioná-los para fora do gabinete.

Por que é importante usar o fusível de amperagem correta ao substituir um queimado?


A

Usar um fusível de amperagem incorreta pode resultar em proteção inadequada, podendo causar danos ao circuito ou até incêndios.


B

Um fusível de amperagem mais alta protegerá melhor o circuito.


C

A amperagem do fusível não importa, desde que encaixe no espaço disponível.


D

Fusíveis de amperagem mais baixa aumentam a eficiência do combustível.

Qual é o benefício de etiquetar e armazenar adequadamente as ferramentas e equipamentos?


A

Etiquetas são úteis apenas para fins de inventário, não afetando a eficiência do trabalho.


B

A etiquetagem e o armazenamento adequado não têm impacto na localização das ferramentas, mas podem tornar o ambiente mais agradável esteticamente.


C

Facilita a rápida identificação e localização das ferramentas, reduzindo o tempo perdido procurando por equipamentos.


D

Aumenta o desgaste das ferramentas devido ao manuseio frequente.

O que faz o comutador de partida e ignição?


A

Ativa o motor de partida e os sistemas elétricos do veículo, iniciando o processo de ignição.


B

Conecta e desconecta a bateria do sistema de som.


C

Controla a velocidade dos limpadores de para-brisa.


D

Ajusta a altura dos faróis do veículo.

Como deve ser o comportamento de um eletricista de máquinas e veículos em relação ao trabalho em equipe?


A

Trabalhar isoladamente sempre que possível, pois a interação com a equipe pode ser uma perda de tempo.


B

Competir com os colegas para se destacar individualmente.


C

Delegar todas as tarefas difíceis para outros membros da equipe.


D

Colaborar com colegas de trabalho, compartilhando conhecimentos e ajudando quando necessário para alcançar objetivos comuns.

Os quadros de distribuição de uma rede elétrica predial estão sujeitos a deterioração nas condições operacionais com o passar do tempo, ocasionado por variações de temperatura ambiente, vibrações, mudança na potência das cargas instaladas, entre outros. Uma forma eficiente de avaliar as condições de operação de um quadro de distribuição e diagnosticar defeitos ainda em suas fases iniciais é por meio da realização de


A

análise de vibração.


B

inspeção termográfica.


C

medição de tensão nos circuitos.


D

troca de disjuntores.


E

medição da resistência de isolamento.

O sistema de ignição eletrônica é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição, distribuidor, cabos de ignição e vela de ignição. Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até gerar uma faísca. Por fim, ela queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor.


Sobre a vela de ignição, é CORRETO afirmar que:


I. São responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro.

II. É recomendável fazer a troca das velas a cada 50 mil quilômetros em média. Na hora de trocá-las é importante checar também os cabos de ignição.

III. Vários fatores contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do veículo, entre eles as velas de ignição. Caso as peças estejam desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada de forma adequada. Consequentemente, o carro vai gastar mais.

IV. Um dos sinais visíveis de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado.


Estão CORRETAS:


A

I, II, III apenas.


B

I, III, IV apenas.


C

II, III, IV apenas.


D

II, IV apenas.


E

I, II, III, IV.

A figura a seguir apresenta um multímetro típico.


Imagem associada para resolução da questão


Com o intuito de medir a tensão em uma tomada, isto é, para saber se a tomada é de 110V ou 220V, a escala de medida a ser utilizada está na região indicada pelo número


A

1.


B

2.


C

3.


D

4.


E

5.

No caso de transformadores, o que determina a relação de transformação?


A

A frequência da rede.


B

O número de espiras no primário e secundário.


C

A resistência dos enrolamentos.


D

A capacitância interna do núcleo.


E

A tensão aplicada no secundário.

Qual a principal função de um inversor de frequência em sistemas de acionamento de motores?


A

Aumentar a eficiência energética.


B

Regular a velocidade de rotação do motor.


C

Melhorar o fator de potência da instalação.


D

Reduzir o consumo de corrente.


E

Diminuir o ruído do motor durante a operação.

Qual o principal benefício da manutenção corretiva de equipamentos elétricos em relação à manutenção preventiva?


A

Aumenta a vida útil dos equipamentos.


B

Reduz o tempo de parada dos equipamentos.


C

Melhora a eficiência dos sistemas.


D

Elimina falhas inesperadas.


E

Reduz custos com peças de reposição.

Em relação à manutenção preventiva de motores elétricos, qual das seguintes atividades é a mais recomendada?


A

Lubrificação periódica dos rolamentos.


B

Verificação diária de aquecimento.


C

Substituição dos enrolamentos a cada ano.


D

Medição da corrente de partida todos os dias.


E

Troca dos disjuntores de proteção mensalmente.

Em uma instalação elétrica predial de média tensão, qual o tipo mais comum de disjuntor utilizado para proteção?


A

Disjuntor de estado sólido.


B

Disjuntor a vácuo.


C

Disjuntor magnético.


D

Disjuntor termomagnético.


E

Disjuntor diferencial residual.

Durante uma operação de manutenção em transformadores de alta tensão, qual equipamento de segurança é obrigatório para o técnico?


A

Cinto de segurança.


B

Capacete isolante dielétrico.


C

Luvas de borracha.


D

Óculos de proteção.


E

Sapatos de segurança.

   
Gerar simulado