Um técnico de laboratório precisa ligar uma rede de 127 V alternada a uma carga de 12 V contínua e decidiu utilizar um retificador de meia onda com diodo de silício (tensão direta do diodo= 0,7 V). Nessa ligação, será necessário um transformador cuja relação de espiras N seja:
Os transistores são dispositivos semicondutores com relação definida entre a corrente de saída e a corrente de entrada, chamada ganho de corrente. Existe um tipo de transistor que utiliza em sua construção dois transistores bipolares de junção para aumentar significativamente o ganho de corrente. Este transistor é o:
A figura a seguir representa uma aplicação do amplificador operacional 741.
Este CI (Circuito Integrado) é um amplificador operacional clássico que possui uma saída e duas entradas, sendo uma inversora e a outra não. Sendo V1 = 50 mV, V2= 30 mV e V3 = 20 mV, o valor da tensão de saída neste circuito é:
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura
Ilimitada,
você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os
recursos Gran.