Questões de Concurso sobre Hidráulica

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
875 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Mesmo sendo classificado como volumétrico, o compressor que não apresenta razão de compressão interna de projeto, uma vez que apenas desloca o gás de uma região de baixa pressão para outra de pressão um pouco maior, é o compressor


A

axial


B

centrífugo


C

de lóbulos


D

de parafusos


E

de diafragma

Os desenhos isométricos de tubulações de um processo utilizam uma simbologia para representar as válvulas necessárias ao controle do processo. Três dessas válvulas são mostradas na Figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Na Figura, as válvulas (1), (2) e (3) são, respectivamente,


A

gaveta, globo e solenoide


B

gaveta, de retenção e de segurança


C

globo, de retenção e solenoide


D

globo, de segurança e gaveta


E

de controle, globo e de segurança

As lagoas de baixa profundidade, entre 0,5 a 2,5 metros, e que possibilitam a complementação de qualquer outro sistema de tratamento de esgotos, fazem a remoção de bactérias e vírus de forma mais eficiente, devido à incidência da luz solar, já que a radiação ultravioleta atua como um processo de desinfecção. Esses dispositivos de tratamento de esgoto são chamados de lagoas

A
de flotação.

B
anaeróbias.

C
facultativas.

D
de infiltração.

E
de maturação.

Na instalação predial de água fria, é correto afirmar que o extravasor é o(a)


A

tubulação destinada a escoar os eventuais excessos de água dos reservatórios e das caixas de descarga.


B

dispositivo instalado em conjuntos elevatórios para reduzir vibrações e ruídos e evitar sua transmissão.


C

dispositivo instalado no interior de um reservatório para permitir o funcionamento automático da instalação elevatória entre seus níveis operacionais e extremos.


D

caixa destinada a reduzir a pressão nas colunas de distribuição.


E

tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.

A ligação do ramal predial à rede pública de abastecimento pode ser efetuada por meio de três tomadas. Sobre estas tomadas, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O sistema de tomada indireta só é utilizado em canalizações distribuidoras de ferro fundido com paredes relativamente espessas e desde que estas se encontrem vazias.

( ) A tomada com ferrule permite a ligação do ramal com a tubulação em carga e esse dispositivo é muito empregado para canalizações de ferro fundido.

( ) A ligação do ramal predial de um colar de tomada é realizada com a rede em carga e em tubos de ferro fundido com paredes finas, ou em tubos de cimento, amianto ou em tubos de plástico.


A

V/ V/ F


B

F/ F/ V


C

V/ F/ F


D

V/ F/ V


E

F/ V/ V

Nas instalações prediais de esgoto executadas com tubo de PVC, as juntas deverão ser do tipo

A
flangeadas com anel expansivo.

B
soldadas com solda branda.

C
rosqueadas com veda rosca.

D
soldada por meio de adesivo plástico.

E
pressão, conectadas a vácuo.
Numa instalação de água quente, materiais como lã de vidro, amianto em pó, cortiça e vermiculita são utilizados para

A
as saídas da tubulação de água quente, exclusivamente, quando esta deverá ser provida de respiro.

B
abastecer uma peça do sistema, individualmente.

C
aumentar a resistência dos componentes à pressão, estanqueidade e corrosão.

D
envolver os dispositivos de pressurização, na instalação de aquecedores.

E
reduzir as perdas de calor na tubulação.
A instalação hidráulica da rede de incêndio de edifícios deve ser dotada de dispositivo de recalque, consistindo em um prolongamento de mesmo diâmetro da tubulação principal, com diâmetro máximo de

A
DN150.

B
DN250.

C
DN200.

D
DN100.

E
DN50.

Tendo em vista o sistema de alimentação de água fria abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

 

Nesta representação as letras A, B e C indicam, respectivamente,


A
distribuidor público, hidrômetro e válvula de pé com crivo.

B
segunda derivação, hidrômetro e registro de fecho.

C
distribuidor público, registro de fecho e hidrômetro.

D
primeira derivação, distribuidor público e registro de pressão.

E
primeira derivação, registro de passagem e hidrômetro.
Quando do estudo de uma bacia hidrográfica, se faz necessário a análise dos cursos d’água que estão drenando a região e uma classificação muito utilizada é o método de considerar a constância do escoamento, o qual apresenta a classificação:

A
sinuoso, subterrâneo e retilíneo.

B
tributário, flutuante e infiltrado.

C
perene, intermitente e efêmero.

D
decaído, retentor e instantâneo.

E
hipsométrico, coordenado e perturbado.
A ciência que mede e analisa as características físicas e químicas da água, incluindo métodos, técnicas e instrumentação, utilizados em hidrologia, é a

A
hidrometria.

B
fluviometria.

C
linigrafometria.

D
linimetria.

E
pluviometria.
Entre as recomendações sobre a qualidade das águas para consumo humano, está:

A
a alcalinidade é importante na neutralização das gorduras ingeridas, razão pela qual os índices de magnésio da água devem ser próximo a zero.

B
o pH deve estar entre 5,0 e 8,0.

C
a realização de análises pelo método da água estagnada para verificação da presença de sulfetos de hidrogênio e fosforados nas águas de abastecimento público.

D
a concentração mínima de cloro residual livre, em qualquer ponto da rede de distribuição, deverá ser de 0,2 mg/L.

E
há que se submeter toda água tratada a ser distribuída para consumo humano ao procedimento de Osmose Reversa.
O ciclo hidrológico teve início por meio do processo de

A
solidificação, a partir do congelamento da água exis tente nos polos da terra − norte e sul.

B
condensação, devido à diminuição da temperatura ocorrida na superfície do planeta.

C
vaporização, a partir do processo de erupção dos vulcões, provocando o aumento da temperatura do planeta.

D
liquefação, decorrente do derretimento das geleiras existentes no polo sul da terra.

E
transpiração, provocando a evaporação da água existente no reino vegetal, em abundância na superfície do planeta.

Com relação aos sistemas de abastecimento da rede predial de distribuição e sobre a rede de distribuição indireta hidropneumática, assinale a alternativa correta.


A

A distribuição é feita de forma ascendente.


B

Este sistema é adotado quando a pressão na rede pública é suficiente para alimentar o reservatório superior.


C

É utilizada quando a pressão da rede pública não é suficiente para alimentar diretamente o reservatório superior.


D

Esse sistema de abastecimento requer um equipamento para pressurização da água a partir de um reservatório inferior.


E

Adota-se, nesse sistema, um reservatório inferior de onde a água é bombeada até o reservatório elevado por meio de um sistema de recalque.

Os tubos e as conexões mais empregados nas instalações prediais de água fria são os de aço galvanizado e os de PVC rígido. Os tubos de PVC rígido são agrupados em classe. É correto afirmar que a pressão de serviço dos tubos classe 12 é


A

6kgf/cm².


B

7,5kgf/cm².


C

10kgf/cm².


D

12kgf/cm².


E

16,5kgf/cm².

A rede de distribuição de água fria é constituída pelo conjunto de canalizações que interligam os pontos de consumo ao reservatório da edificação. Sobre os componentes de uma rede de distribuição de água fria, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de tubulações que se origina no reservatório e do qual se derivam as colunas de distribuição.


A

Coluna.


B

Ramal.


C

Sub-ramal.


D

Barrilete.


E

Conexão.

Considere a instalação do sistema de recalque de água de um edifício.

Imagem associada para resolução da questão

As peças hidráulicas números 1, 2 e 3 são, respectivamente,


A
válvula de pé com crivo; tubulação de recalque; tubulação de sucção.

B
válvula de pé com crivo; tubulação de sucção; tubulação de recalque.

C
válvula de passagem; tubulação de sucção; tubulação de ventilação.

D
registro de gaveta; tubulação de respiro; tubulação de distribuição.

E
registro globo; tubulação de aspersão; tubulação de descarga.
Numa Estação de Tratamento de Esgoto − ETE, quando a situação de tratamento de esgoto bruto exigir a movimentação de fluídos de grande viscosidade, dotado de sólidos grandes, deve-se utilizar bombas hidráulicas

A
de palhetas.

B
de parafusos.

C
de lóbulos.

D
de fluxo radial.

E
regenerativa.
Imagem associada para resolução da questão

A
junções e joelhos flangeados.

B
adaptadores e luvas para solda de encaixe.

C
tees e uniões longitudinal desmontados.

D
uniões e flanges.

E
reduções e niples.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado