

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As indústrias possuem uma gama de instrumentos inteligentes que realizam o controle do processo de forma automática e remota.
Sendo assim, são considerados elementos finais de controle:
Reservatórios, bombas e transmissores de pressão
Reservatórios, bombas e tanques
Reservatórios, bombas e controlador lógico programável
Bombas, resistência elétrica e tanques
Bombas, válvulas e resistência elétrica
Uma grande indústria do ramo petrolífero pretende realizar a manutenção em uma das suas malhas de controle. Uma equipe de instrumentistas terá que trocar alguns instrumentos e transmissores que apresentaram defeito, como os PIC, LIC, FT e TT que, nessa ordem, são responsáveis pelo controle e a transmissão das variáveis
pressão, nível, vazão e nível
pressão, nível, vazão e temperatura
pressão, nível, densidade e temperatura
nível, vazão, densidade e temperatura
nível, densidade, vazão e pressão
Um sistema realimentado é definido pelo diagrama de bloco ilustrado abaixo, onde R(S) e C(S) representam a entrada e saída desse sistema, respectivamente.

Qual a função de transferência do sistema?
S2+6S+99
S3+7S2+28S+4848
S3+7S2+28S+9616S+48
S3+7S2+28S+483S2+28S+96
S4+8S3+48S2+128S+25632S2−128S+512
Um técnico em instrumentação precisa selecionar alguns instrumentos levando em consideração seus elementos primários de medição e o tipo do processo. Em relação ao elemento primário de medição, observe as afirmações a seguir.
I - Placas de orifício excêntricas e segmentais são usadas quando existe impureza no fluido no qual se quer realizar a medição.
II - O tubo de Venturi é altamente recomendado quando se requer um elemento primário tratado na norma ISO 5167 e que promove uma alta perda de carga.
III - O termopar tem sua utilização pouco empregada nas indústrias devido à sua baixa confiabilidade e alto custo.
Está correto o que se afirma em
I, apenas
II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
Um balão esférico de ar quente está sendo utilizado para elevar um equipamento de massa m para análise de poluentes na atmosfera de uma região próxima à uma refinaria de petróleo.
Assumindo o ar como um gás ideal, qual é o volume aproximado do balão, em m3, para que haja a decolagem?
Dados:
m = 2 kg;
massa específica do ar fora do balão = 1,250 kg/m3;
massa específica do ar quente = 1,050 kg/m3;
aceleração da gravidade local = 10 m/s2.
10
12
15
20
24
Qual a cor da sinalização utilizada para identificar partes móveis e perigosas de máquinas e equipamentos, em um ambiente de trabalho?
Vermelhao
Amarelo
Laranja
Verde
Azul escuro
Uma equipe de manutenção precisa definir a manutenibilidade de um computador de vazão. Sabe-se que o tempo médio para reparo desse equipamento é de 10 horas, mas que, por exigências da gerência de produção, a equipe de manutenção terá apenas 5 horas para concluir todo o serviço.
Qual a probabilidade de que o reparo esteja concluído, satisfatoriamente, nesse tempo de 5 horas?
e0,5
e e−1
e - 2
e−1
1 - 2e0,5
Uma unidade de armazenamento de gás utiliza em seu sistema de instrumentação de pressão unidades do sistema inglês, sendo a pressão monitorada apresentada ao operador em inH2O (60 ºF).
Considerando que a pressão apresentada na tela do sistema supervisório seja de 1000 inH2O (60 ºF), o valor aproximado dessa pressão, em bar, é
0,24
1
1,24
2
2,49
Em um transmissor inteligente, alguns componentes eletroeletrônicos são responsáveis pelo processamento e condicionamento do sinal, além de outras funções.
Estão presentes em um transmissor inteligente:
Memória, microprocessador e indicador analógico de ponteiro
Memória, microcontrolador e indicador analógico de ponteiro
Microprocessador, microcontrolador e inversor de frequência
Microprocessador, conversor A/D e inversor de frequência
Microprocessador, memória e conversor A/D
Um técnico precisa substituir um transistor em uma placa eletrônica. O ganho de corrente desse transistor (β) possui um valor de 200.
Assim, sabendo-se que a corrente no coletor vale 10 mA, o valor da corrente de base, em mA, é
20
10
5
0,5
0,05
As indústrias utilizam o controlador lógico programável (CLP) como um computador industrial capaz de realizar várias funções e permitir, assim, um controle sobre as plantas industriais cada vez mais automatizadas.
A respeito das características do CLP, tem-se:
scan time, que reduz a velocidade do processamento das informações.
comunicação não permitida entre outros CLP´s por meio Ethernet, para que não haja conflito de informação, sendo possível apenas por protocolos HART.
permissão de envio de informações analógicas pelos cartões de saída digital.
restrição de utilização em áreas de segurança.
módulos inteligentes, que permitem tarefas complexas como controle PID.
Assinale a alternativa que define o principal equipamento desta unidade, que tem como objetivo fornecer ar comprimido (sob pressão) para o funcionamento de outros componentes do equipamento, como o sistema de alta rotação, sugador e outros:
Equipo.
Refletor.
Unidade auxiliar.
Mocho.
Compressor odontológico.

Na Figura acima, a cota de 6,4 está sublinhada porque
é a cota principal.
é a cota de referência.
indica acabamento dado por retífica.
indica que aquele trecho da peça está fora de escala.
indica que o trecho correspondente da peça deve ser montado primeiro.
Analise os seguintes itens a respeito da direção defensiva:
I - É a melhor maneira de dirigir e de se comportar no trânsito, ajudando a preservar a vida, a saúde e o meio ambiente.
II - É a forma de dirigir que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer não só com você, mas também com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via.
Sobre os itens acima:
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Os itens I e II estão corretos.
Os itens I e II estão incorretos.
Para qual número devemos ligar no caso de uma vítima de mal súbito em via pública ou rodovia?
190.
192.
193.
194.
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
O dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência onde estas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases., é chamado de:
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
O Sistema organizado de forma a conter uma memória dinâmica das informações técnicas pertinentes às instalações, geradas desde a fase de projeto, operação, inspeção e manutenção, que registra, em meio físico ou eletrônico, todo o histórico da instalação ou contém indicações suficientes para a obtenção deste histórico, é chamado de:
Identifique a opção que preenche de forma correta o enunciado abaixo:
Os componentes que definem o princípio de funcionamento de uma estação são as válvulas. Válvulas são dispositivos destinados a estabelecer, controlar ou interromper o fluxo do gás na estação. Compõem-se basicamente por uma carcaça e elementos móveis, os quais dependem da função desempenhada pela válvula e seu princípio de funcionamento. A carcaça é o invólucro externo da válvula e compõe-se das seguintes partes: · __________: é a parte principal da válvula, nele estão as sedes, onde se assenta a peça de fechamento, bem como as extremidades; · _________: é a parte superior da carcaça, que se desmonta para acesso ao interior da válvula.