O profissional recepcionista tem por função e obrigação receber bem pessoas no ambiente de trabalho, devendo voltar-se para o cliente com atitudes pró-ativas.
Existe foco em atitudes do(a) recepcionista em relação aos clientes, dos tipos: atitudes catastróficas, atitudes reativas, atitudes ativas e atitudes pró-ativas.
Marque o que caracteriza uma atitude ativa do(a) recepcionista em relação aos clientes.
O(a) recepcionista deve sempre considerar que o cliente merece respeito, atenção e cortesia, o que já se conta como atrativo importante para a instituição.
O(a) recepcionista deve sempre observar o que acontece na instituição e como os clientes agem, constituindo o segundo passo do processo pró-ativo em benefício do cliente e da instituição.
Se o(a) recepcionista ficar atento(a) naquilo que os clientes querem, poderá oferecer muito mais do que eles esperam, o que também conta ponto para a instituição.
O(a) recepcionista deve fazer com que o cliente entenda o que ele(a) está dizendo, porque faz parte de sua função explicar o que o cliente deseja saber, revelando a atenção da instituição para com o cliente.
O(a) recepcionista precisa ser bom observador para saber a hora certa de intervir em benefício de bem atender o cliente, elevando os bons conceitos da instituição.