A contabilidade moderna teve seu início no século XV (no ano de 1494), quando o Frei Luca Pacioli finalizou o desenvolvimento dos conceitos de débito e de crédito que permanecem até hoje. As contas de natureza contábil possuem saldo final devedor ou credor, sempre respeitando a posição patrimonial ou de resultado. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta no que se refere à natureza das contas em situação normal.
As contas Caixa e Banco (conta-corrente) têm, por natureza, saldo final devedor, o que representa saldo positivo e dinheiro disponível.
As contas Clientes a receber e Banco conta (aplicação) têm, por natureza, saldo final credor, representando contas a receber e saldo positivo disponível.
As contas Fornecedores e Financiamentos a pagar têm, por natureza, saldo final devedor, o que indica dívidas a serem quitadas.
As contas Capital social integralizado e Reserva legal são contas de natureza devedora, pois os valores ali registrados serão devolvidos futuramente aos sócios da empresa.
Todas as despesas e custos dos serviços prestados e das mercadorias vendidas, até a data da apuração do resultado do exercício, têm seu saldo final credor, pois correspondem a créditos a serem deduzidos das receitas para formar o lucro ou o prejuízo do período.