A fim de tratar da contabilização de obrigação de pagar um tributo se essa obrigação estiver no alcance do Pronunciamento Técnico que trata das provisões, passivos contingentes e ativos contingentes, bem como da contabilização de obrigação de pagar tributo cuja época e valor sejam certos, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis publicou a interpretação técnica ICPC 19 – Tributos. É CORRETO afirmar que:
tributo é um fluxo de saída de recursos que incorpora benefícios econômicos que esteja sendo imposto por governos sobre entidades, incluindo as multas que sejam impostas por violação da legislação.
a elaboração das demonstrações contábeis sob a presunção de continuidade operacional implica em que a entidade tenha obrigação presente de pagar tributo que será gerado pela operação em período futuro.
a entidade deve reconhecer um passivo se tiver pago antecipadamente um tributo, mas ainda não tiver uma obrigação presente de pagar esse tributo.
a obrigação de pagar um tributo é reconhecida progressivamente se o fato gerador ocorrer ao longo do período de tempo.
mudanças nas políticas contábeis resultantes da aplicação inicial do ICPC 19 não devem ser contabilizados retrospectivamente de acordo com o pronunciamento técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.