Questões de Concurso sobre Lançamentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.503 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma empresa comercial efetuou uma compra de mercadorias para revenda no valor de R$ 5.000,00. Os tributos incidentes na operação, de natureza não cumulativa, totalizam R$ 2.000,00. Se a compra foi feita a prazo, qual dos lançamentos abreviados a seguir representa adequadamente o registro contábil da operação na mencionada empresa?


A


D

ESTOQUE DE MERCADORIAS

5.000,00

C

TRIBUTOS A RECUPERAR

2.000,00

C

FORNECEDORES

3.000,00


B

D

ESTOQUE DE MERCADORIAS

3.000,00

D

TRIBUTOS A RECUPERAR

2.000,00

C

FORNECEDORES

5.000,00


C

D

ESTOQUE DE MERCADORIAS

5.000,00

D

TRIBUTOS A RECOLHER

2.000,00

C

FORNECEDORES

3.000,00


D

D

ESTOQUE DE MERCADORIAS

5.000,00

C

FORNECEDORES

5.000,00


E

D

FORNECEDORES

5.000,00

D

TRIBUTOS A RECOLHER

2.000,00

C

ESTOQUE DE MERCADORIAS

5.000,00

Analise os lançamentos contábeis a seguir:


I. D – Fornecedores R$ 5.000,00

C – Descontos recebidos R$ 500,00

C – Bancos R$ 4.500,00


II. D – Despesas com salários R$ 2.000,00

C – Salários a Pagar R$ 2.000,00


III. D – Bancos R$ 6.000,00

C – Duplicatas a Receber R$ 6.000,00


IV. D – Reserva Legal R$ 10.0000,00

C – Capital Social R$ 10.000,00


Considerando os tipos de fatos contábeis, é correto afirmar que:


A

O lançamento I. corresponde a um fato permutativo, causando a seguinte modificação no Patrimônio:

-A

-P



B

O lançamento II. corresponde a um fato misto diminutivo, causando a seguinte modificação no Patrimônio:

-P

+P

-PL



C

O lançamento III. corresponde a um modificativo aumentativo, causando a seguinte modificação no Patrimônio:

+A

+PL



D

O lançamento IV. corresponde a um fato permutativo, causando a seguinte modificação no Patrimônio:

+PL

-PL


A empresa Prince Caspian Ltda adquiriu, a prazo, um veículo de carga para a entrega de seus produtos aos clientes. Esse registro contábil provocou aumento:


A

Simultâneo do Imobilizado e do Ativo Circulante.


B

Do Imobilizado e redução do Ativo Circulante.


C

Do Imobilizado e aumento do Passivo Circulante.


D

Do Intangível e aumento do Passivo Circulante.

Uma empresa do setor de varejo (supermercado) possui um programa de fidelidade com diversos benefícios, contudo, os clientes precisam pagar uma anuidade de associado para fazerem jus aos benefícios. Nesse contexto, um cliente pagou, à vista, uma anuidade de R$ 24,00, comprou um aspirador de pó por R$ 200,00 e a garantia estendida por R$ 20,00 e quatro pneus novos, à vista, por R$ 2.440,00. A compra dos pneus inclui instalação por um técnico do supermercado e, ainda, serviços de alinhamento e balanceamento pelos três anos seguintes.

Considerando-se somente as informações apresentadas, a empresa deve:


A

reconhecer a anuidade como um recebível, pois há um direito incondicional do cliente perante a empresa;


B

alocar o preço da venda dos pneus a cada obrigação (instalação, alinhamento e balanceamento) e pelo valor que reflita o valor da contraprestação;


C

contabilizar a garantia estendida como obrigação de performance em conjunto com o aspirador de pó;


D

aplicar o ajuste a valor presente dos fluxos de caixa esperados aos pneus e à anuidade;


E

reconhecer o conjunto de vendas (anuidade, aspirador de pó, garantia e pneus) como receita das mercadorias vendidas.

Lançamentos contábeis podem ser conceituados como o registro dos fatos contábeis, conforme regras estabelecidas pelas normas pertinentes e está subordinado a uma estrutura e ordem obrigatórias. São seis seus elementos essenciais: local; data; lançamento; conta devedora; conta credora; histórico; valor.


C

Certo


E

Errado

A empresa C emitiu uma duplicata contra a empresa D no valor de R$ 50.000,00, com vencimento para 30.08.2.02X. Dez dias antes do vencimento, a empresa D ofereceu-se para quitar a duplicata naquela data, antes, portanto do vencimento, com desconto de 5%. A proposta foi aceita. Assinale a alternativa que apresenta a contabilização pela empresa C do recebimento da duplicata, com desconto.


A

D/C

Conta Contábil

Valor em R$

a)



D

Desconto concedido

2.500,00

C

Bancos c/movimento

2.500,00


B

b)



D

Clientes

2.500,00

C

Desconto obtido

2.500,00


C

c)



D

Bancos c/ movimento

47.500,00

D

Desconto concedido

2.500,00

C

Clientes

50.000,00


D

d)



D

Clientes

50.000,00

C

Desconto concedido

2.500,00

C

Bancos c/ movimento

47.500,00


E

e)



D

Bancos c/ movimento

50.000,00

D

Desconto obtido

2.500,00

C

Clientes

50.000,00

Uma empresa comercial vendeu um produto pelo valor prefixado de R$ 28.000,00 para ser recebido daqui a 14 meses. A taxa de juros da operação, conhecida, era de 1,924% ao mês.

Montante

Juros exercício

Amortização

Parcela

28.000,00

538,72

1.461,28

2.000,00

26.000,00

500,24

1.499,76

2.000,00

24.000,00

461,76

1.538,24

2.000,00

22.000,00

423,28

1.576,72

2.000,00

20.000,00

384,8

1.615,20

2.000,00

18.000,00

346,32

1.653,68

2.000,00

16.000,00

307,84

1.692,16

2.000,00

14.000,00

269,36

1.730,64

2.000,00

12.000,00

230,88

1.769,12

2.000,00

10.000,00

192,4

1.807,60

2.000,00

8.000,00

153,92

1.846,08

2.000,00

6.000,00

115,44

1.884,56

2.000,00

4.000,00

76,96

1.923,04

2.000,00

2.000,00

38,48

1.961,52

2.000,00

Considerando as informações apresentadas, o contador deve registrar os seguintes lançamentos:


A

Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00

Crédito –Ajuste a valor presente (Ativo Não Circulante) R$ 4.040,40

Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;


B

Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00

Débito – Ajuste a valor presente (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 4.040,40

Crédito – Receitas com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;


C

Débito – Clientes (Ativo Circulante) R$ 28.000,00

Crédito –Ajuste a valor presente (Ativo Circulante) R$ 4.040,40

Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 23.959,60;


D

Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 23.959,60

Débito – Ajuste a valor presente (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 4.040,40

Crédito – Receitas com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 28.000,00;


E

Débito – Clientes (Ativo Não Circulante) R$ 28.000,00

Crédito – Receita Líquida com vendas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 28.000,00.

Em novembro de 2022, a Companhia ABC adquiriu móveis e utensílios para utilizar em suas atividades administrativas, de um fornecedor localizado em Campinas/SP. A companhia pagou uma entrada no valor de R$ 10.000,00 e o restante do pagamento ficou acordado para ser feito em três prestações mensais, iguais e consecutivas a R$ 6.000,00 cada, devendo a primeira prestação ser paga em dezembro de 2022. Na data do reconhecimento do custo inicial dos móveis e dos utensílios, a companhia previu a utilização desses ativos por mais de um período. No reconhecimento inicial ficou constatado que o prazo de pagamento acordado com o fornecedor não excedia os prazos normais de crédito e que o preço dos ativos à vista era de R$ 28.000,00. Considerando-se apenas as informações acima, assinale a alternativa que indica o correto lançamento contábil do registro dos móveis e dos utensílios dessa companhia na data da aquisição.


A

D – Móveis e Utensílios (ativo imobilizado) R$ 28.000,00

C – Caixa (ativo circulante) R$ 28.000,00


B

D – Móveis e Utensílios (ativo imobilizado) R$ 28.000,00

C – Fornecedores (passivo circulante) R$ 28.000,00


C

D – Móveis e Utensílios (ativo imobilizado) R$ 28.000,00

C – Caixa (ativo circulante) R$ 10.000,00

C – Fornecedores (passivo circulante) R$ 18.000,00


D

D – Móveis e Utensílios (ativo imobilizado) R$ 28.000,00

C – Caixa (ativo circulante) R$ 10.000,00

C – Fornecedores (passivo não circulante) R$ 18.000,00


E

D – Móveis e Utensílios (ativo imobilizado) R$ 28.000,00

C – Caixa (ativo circulante) R$ 10.000,00

C – Fornecedores (passivo circulante) R$ 6.000,00

C – Fornecedores (passivo não circulante) R$ 12.000,00

Uma empresa comprou chocolates para revender, a prazo, por R$ 100.000,00. O lançamento contábil que representa essa transação será


A

débito de estoque de mercadorias e crédito de caixa.


B

débito de caixa e crédito de estoque de mercadorias.


C

débito de fornecedores e crédito de estoque de mercadorias.


D

débito de estoque de mercadorias e crédito de fornecedores.

Uma empresa adquiriu a prazo mercadorias para a revenda por R$ 2.250,00 para pagar em 3 meses (taxa de juros efetiva de 14,47% ao mês ou 50% total do período e considerada material para a empresa). Em seguida, a empresa e o fornecedor realizaram um acordo com uma instituição financeira – operação de forfait, também chamada de risco sacado.

Considerando as informações apresentadas, as contabilizações iniciais e subsequentes são:


A

Início

Débito – Estoques (Ativo Circulante) R$ 1.500,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 1.500,00 Subsequentes

Débito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 1.500,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 1.500,00 Após 3 meses

Débito – Despesa de juros (DRE) R$ 750,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 750,00;


B

Início

Débito – Estoques (Ativo Circulante) R$ 2.250,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 2.250,00 Após 3 meses

Débito – Despesa de juros (DRE) R$ 1.125,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 1.125,00;


C

Início

Débito – Estoques (Ativo Circulante) R$ 2.250,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 2.250,00 Subsequentes

Débito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 2.250,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 2.250,00 Após 3 meses

Débito – Despesa de juros (DRE) R$ 750,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 750,00;


D

Início

Débito – Estoques (Ativo Circulante) R$ 1.500,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 1.500,00 Após 3 meses

Débito – Despesa de juros (DRE) R$ 750,00

Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 750,00;


E

Início

Débito – Estoques (Ativo Circulante) R$ 2.250,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 2.250,00

Após 3 meses

Débito – Despesa de juros (DRE) R$ 750,00

Crédito – Empréstimos (Passivo Circulante) R$ 750,00.

Uma empresa possui ações ao valor nominal de R$ 1,00 cada e decidiu realizar um aumento de capital no montante de 50.000 ações ao preço de R$ 1,30 cada.

Considerando as informações apresentadas, o contador deve registrar os seguintes lançamentos:


A

Débito – Caixa (Ativo Circulante) R$ 65.000,00

Crédito – Ágio na Emissão de Ações (Capital Social) R$ 65.000,00;


B

Débito – Caixa (Ativo Circulante) R$ 65.000,00

Crédito – Capital Social (Patrimônio Líquido) R$ 50.000,00

Crédito – Receitas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 15.000,00;


C

Débito – Investimentos (Ativo Não Circulante) R$ 65.000,00

Crédito – Capital Social (Patrimônio Líquido) R$ 65.000,00;


D

Débito – Caixa (Ativo Circulante) R$ 15.000,00

Crédito – Receitas (Demonstração do Resultado do Exercício) R$ 15.000,00;


E

Débito – Caixa (Ativo Circulante) R$ 65.000,00

Crédito – Capital Social (Patrimônio Líquido) R$ 50.000,00

Crédito – Ágio na Emissão de Ações (Reserva de Capital) R$ 15.000,00.

A Cia Beta possui duplicatas a receber no valor de R$ 2.000,00, as quais foram descontadas por um banco 30 dias antes do seu vencimento, sendo recebido o valor de R$ 1.800,00, retidos a título de despesas bancárias o valor de R$ 50,00 e referente aos juros o valor de R$ 150,00, o lançamento contábil dessa operação no momento do desconto da duplicata e recebimento do valor seria:


A

Débito – Banco no valor de R$ 1.800,00; Débito – Encargos financeiros a transcorrer (redutora do passivo) no valor de R$ 200,00; Crédito – Duplicatas Descontadas (passivo) no valor de R$ 2.000,00.


B

Débito –Banco no valor de R$ 2.000,00; Crédito – Encargos financeiros a transcorrer no valor de R$ 200,00; Crédito – Duplicatas descontadas no valor de R$ 1.800,00.


C

Débito – Banco no valor de R$ 1.800,00; Crédito – Duplicatas Descontadas (redutora ativo) no valor de R$ 1.800,00.


D

Débito – Duplicatas descontadas no valor de R$ 1.800,00; Débito – Encargos financeiros a transcorrer no valor de R$ 200,00; Crédito – Banco no valor de R$ 2.000,00;

Assinale a opção cujo lançamento deve ser reconhecido contabilmente como uma receita no momento da sua ocorrência:


A

Desconto concedido a cliente por pagamento antecipado.


B

A baixa das mercadorias vendidas pela empresa.


C

Descontos obtidos de pagamentos antecipados de duplicatas a fornecedores.


D

Juros de empréstimos, financiamentos, descontos de títulos.

Uma entidade realizou uma aplicação financeira por R$ 50.000,00. Essa aplicação tem prazo de resgate de 45 dias e poderá ser prontamente conversível em caixa por um montante conhecido.


Sobre essa operação, é correto afirmar que


A

deverá ser classificada como caixa e equivalente de caixa no ativo circulante.


B

deverá ser considerada como investimento no ativo circulante.


C

deverá ser considerada como investimento no ativo realizável a longo prazo.


D

deverá ser considerada como investimento permanente no grupo investimentos.


E

será reconhecida como despesa financeira do período.

No dia da assinatura do contrato, o contador da entidade compradora deverá reconhecer, no sistema contábil da entidade,


A

ajuste a valor presente de R$400.000,00 no ativo.


B

despesa financeira de R$ 400.000,00 no resultado.


C

imobilizado no valor de R$ 49.600.000,00.


D

imobilizado no valor de R$ 50.000.000,00.


E

saída de caixa de R$ 50.000.000,00.

O lançamento é o ato pelo qual se processa a escrituração contábil por meio das partidas dobradas, com uma conta a débito e outra a crédito. Nesse sentido, na movimentação das contas de despesa, estas serão creditadas no lançamento de estorno e também:


A

na ocorrência de uma receita


B

no encerramento do exercício


C

na ocorrência de uma despesa


D

no pagamento de uma despesa

Na emissão de sua nota fiscal (NF) de prestação de serviços no mês de maio do ano X0, uma clínica médica destacou o imposto sobre serviços para ser recolhido no mês seguinte. O valor em destaque foi de R$ 550,00.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o modo correto de se fazer a contabilização do imposto no ato da emissão da NF.


A

Débito: despesas com impostos municipais (conta de resultado) – R$ 550,00; e

Crédito: caixa (ativo circulante) – R$ 550,00.


B

Débito: despesas com impostos municipais (conta de resultado) – R$ 550,00; e

Crédito: impostos municipais a recolher (passivo não circulante) – R$ 550,00.


C

Débito: despesas com impostos municipais (conta de resultado) – R$ 550,00; e

Crédito: impostos municipais a recolher (passivo circulante) – R$ 550,00.


D

Débito: custos com impostos municipais (conta de resultado) – R$ 550,00; e

Crédito: impostos municipais a compensar (passivo circulante) – R$ 550,00.


E

Débito: despesas com impostos municipais (conta patrimonial) – R$ 550,00; e

Crédito: impostos municipais a recolher (passivo circulante) – R$ 550,00.

A PMSO Ltda. contratou, no dia 01 de novembro de 2022, por R$5.000,00, 30% à vista e 70% para pagamento em 45 dias, seguro contra incêndio para sua sede, localizada no centro de Sorocaba.

Na apólice de seguro está previsto que o seguro contra incêndio é válido por 12 meses, com início de vigência no dia em que foi contratado.


Sobre essa transação econômica, é correto afirmar que, em 31/12/2022, o saldo de seguros a apropriar será, em R$, de


A

0,00.


B

3.500,00.


C

4.166,00.


D

4.583,00.


E

5.000,00.

A empresa Alpha comprou a prazo, para pagamento no mês seguinte, mercadorias para revenda no valor de R$ 5.000,00. Considerando que não existam créditos de impostos sobre as compras, qual a alternativa que apresenta os lançamentos contábeis corretos?


A

Debita – Fornecedores a Pagar 5.000,00 e Credita – Caixa 5.000,00.


B

Debita – Caixa 5.000,00 e Credita – Fornecedores a Pagar 5.000,00.


C

Debita – Fornecedores a Pagar 5.000,00 e Credita – Estoque de Mercadoria para Revenda 5.000,00.


D

Debita – Estoque de Mercadoria para Revenda 5.000,00 e Credita – Fornecedores a Pagar 5.000,00.


E

Debita – Caixa 5.000,00 e Credita – Estoque de Mercadoria para Revenda 5.000,00.

No dia da assinatura do contrato, o contador da entidade vendedora deverá reconhecer, no sistema contábil da entidade,


A

custo do ativo vendido de R$ 50.000.000,00.


B

ganho na venda de imobilizado no valor de R$ 400.000,00 no resultado.


C

receita financeira a apropriar no valor de R$ 400.000,00 no balanço patrimonial.


D

receita financeira de R$ 400.000,00 no resultado.


E

receita líquida de vendas no valor de R$ 50.400.000,00 no resultado.

   
Gerar simulado