

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma empresa comercial vende um produto audiovisual que inclui uma garantia básica nos primeiros 90 dias. A empresa também oferece um plano de cobertura estendida opcional, com o compromisso de reparar ou substituir qualquer peça defeituosa por 2 anos além do vencimento da garantia básica. O preço total da transação para a venda do produto e da garantia estendida é de R$ 3.000,00. O preço individual de cada um é de R$ 2.300,00 e R$ 900,00, respectivamente. O custo estimado da garantia básica é de R$ 350,00.
Dessa forma, a contabilização inicial da transação de venda de garantia estendida será um
débito em despesas de garantia na DRE de R$ 350,00.
débito em receita de garantia na DRE de R$ 350,00.
crédito em receita de garantia na DRE de R$ 900,00.
crédito em receita de garantia diferida no Passivo Circulante de R$ 900,00.
crédito em despesa de garantia no Passivo Circulante de R$ 350,00.
No início do exercício financeiro de 01/01/2023, uma empresa pagou R$ 18.000,00 para um seguro de sua frota de veículos. Este seguro tem duração de um ano, cobrindo o período de 01/01/2023 até 31/12/2023. O contador precisa efetuar os lançamentos contábeis para o reconhecimento inicial da despesa e para a apropriação mensal pelo regime de competência, respectivamente:
Débito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 18.000,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 18.000,00 e, mensalmente, Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 1.500,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 1.500,00
Débito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 18.000,00 Crédito – Seguros a Pagar (Passivo Circulante) R$ 18.000,00 e, mensalmente, Débito – Seguros a Pagar (Passivo Circulante) R$ 1.500,00 Crédito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 1.500,00
Débito – Seguros Antecipados (Despesa) R$ 18.000,00 Crédito – Fornecedores (Passivo Circulante) R$ 18.000,00 e, mensalmente, Débito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 1.500,00 Crédito – Seguros Antecipados (Despesa) R$ 1.500,00
Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 18.000,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 18.000,00 e, mensalmente, Débito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 1.500,00 Crédito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 1.500,00
Débito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 18.000,00 Crédito – Despesas com Seguros (Despesa) R$ 18.000,00 e, mensalmente, Débito – Seguros Antecipados (Ativo Circulante) R$ 1.500,00 Crédito – Caixa/Bancos (Ativo Circulante) R$ 1.500,00
Analise as afirmativas sobre os lançamentos contábeis:
I. Os lançamentos contábeis são o registro das transações financeiras e representam a base da escrituração contábil.
II. Todo lançamento contábil deve necessariamente afetar pelo menos duas contas, respeitando o princípio da partida dobrada.
III. Lançamentos contábeis não precisam especificar a data da transação, uma vez que a ordem dos registros não afeta a precisão contábil.
IV. A função dos lançamentos é prover um histórico detalhado das transações financeiras, facilitando a análise e a tomada de decisão.
Pode-se afirmar que
apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas a afirmativa II está correta.
todas as afirmativas estão corretas.
A empresa XX Ltda adquiriu um lote de mercadorias destinadas à venda, pelo valor de $ 100.000,00, com ICMS destacado na nota fiscal, na alíquota de 18%. A compra foi efetuada com pagamento à vista de 30% do valor da nota fiscal e o restante no prazo de 60 dias da data da compra.
Assinale a alternativa que apresenta a correta contabilização desse fato contábil:
D/C | Conta Contábil | Valor em R$ |
D | Bancos | 30.000,00 |
D | Fornecedores | 70.000,00 |
C | Estoque de Mercadorias | 100.000,00 |
D/C | Conta Contábil | Valor em R$ |
D | Estoque de Mercadorias | 82.000,00 |
D | ICMS a recuperar | 18.000,00 |
C | Bancos | 30.000,00 |
C | Fornecedores | 70.000,00 |
D/C | Conta Contábil | Valor em R$ |
D | Estoque de Mercadorias | 100.000,00 |
C | Fornecedores | 70.000,00 |
C | Bancos | 30.000,00 |
D/C | Conta Contábil | Valor em R$ |
D | Estoque de Mercadorias | 118.000,00 |
C | ICMS a recolher | 18.000,00 |
C | Bancos | 30.000,00 |
C | Fornecedores | 70.000,00 |
D/C | Conta Contábil | Valor em R$ |
D | Impostos a recuperar | 18.000,00 |
D | Estoque de Mercadorias | 100.000,00 |
C | Fornecedores | 82.600,00 |
C | Bancos | 35.400.00 |
Assinale a alternativa que indica o lançamento que representa uma compra de materiais de escritório no valor de R$ 50.000 cujo pagamento foi realizado com 50% à vista e 50% a prazo.
Débito na conta Estoque de Materiais de Escritório (Ativo) R$ 50.000
Crédito na conta Caixa (Ativo) R$ 25.000
Crédito na conta Fornecedores (Passivo) R$ 25.000
Débito na conta Estoque de Materiais de Escritório (Ativo) R$ 50.000
Crédito na conta Caixa (Ativo) R$ 50.000
Débito na conta Estoque de Materiais de Escritório (Ativo) R$ 50.000
Crédito na conta Fornecedores (Passivo) R$ 25.000
Débito na conta Estoque de Materiais de Escritório (Ativo) R$ 50.000
Crédito na conta Fornecedores (Passivo) R$ 50.000
Débito na conta Estoque de materiais de Escritório (Passivo) R$ 50.000
Débito na conta Caixa (Passivo) R$ 25.000
Crédito na conta Fornecedores (Ativo) R$ 25.000
Disponibilidades (caixa)............................18.000
Custo da mercadoria vendida (CMV).......12.000
a Vendas brutas..........................................18.000
a Mercadorias (estoque)............................12.000
Com relação a esse lançamento contábil, assinale a alternativa correta.
Envolve apenas contas patrimoniais.
Apresenta uma conta de resultado: Vendas brutas.
Equivale a um lançamento de segunda fórmula, pois envolve contas patrimoniais e de resultado.
Refere-se a uma operação realizada com prejuízo.
Trata-se de um lançamento de quarta fórmula.
Em uma participação societária avaliada pela equivalência patrimonial, o recebimento de dividendos pela investidora será representado pelo seguinte lançamento
D Bancos
C Receita de Equivalência.
D Participações Societárias
C Lucros a Realizar.
D Bancos
C Participações Societárias.
D Participações Societárias
C Receita de Equivalência.
D Receitas a Realizar
C Receitas de Participações.
Em janeiro de 2024, uma companhia aérea anunciou uma promoção especial de Dia das Mães e vendeu, em fevereiro, 200 passagens aéreas do Rio de Janeiro para Porto Alegre, por R$300 cada, recebidos à vista.
Em maio de 2024, os aeroportos de Porto Alegre foram fechados, de modo que a companhia aérea comunicou aos clientes que as passagens poderiam ser utilizadas em junho, sem pagamento de taxas e penalidades. Suponha que todos os clientes viajem em junho de 2024.
Nesse caso, de acordo com a NBC TG 47 – Receita de Contratos com Clientes, a receita da companhia aérea relativa à venda das 200 passagens deve ser reconhecida no mês de
janeiro.
fevereiro.
maio.
junho.
A entidade que utiliza recursos do caixa para efetuar o pagamento antecipado de uma dívida, beneficiando-se de um desconto concedido pelo credor, deve contabilizar a operação a débito de uma conta de passivo, a crédito de uma conta de ativo e a crédito de uma conta de receita.
Certo
Errado
Uma imobiliária constrói e vende apartamentos. Para estimular as vendas, a imobiliária costuma organizar um grande evento de lançamento de seus prédios.
O valor gasto com esse evento deve ser contabilizado como
ativo circulante, no balanço patrimonial.
ativo intangível, no balanço patrimonial.
ativo imobilizado, no balanço patrimonial.
custo, na demonstração do resultado do exercício.
despesa operacional, na demonstração do resultado do exercício.
Em relação à apropriação de despesas com férias e décimo terceiro salário de servidores, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A provisão das despesas de férias deve ser feita pelo regime de caixa.
( ) A apropriação das despesas com férias deve ser feita mensalmente pelo regime de competência.
( ) O pagamento do décimo terceiro salário deve ser feito no momento do fato gerador da despesa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F.
V – F – V.
F – V – F.
F – F – V.
F – V – V.
A obtenção de um empréstimo junto ao Banco do Brasil, fez com que o contador debitasse Bancos Conta Movimento e creditasse Empréstimos Bancários a Pagar. A regra contábil obedecida foi:
Debita-se aumento de Ativo e credita-se despesas.
Debita-se diminuição do Ativo e credita-se aumento do Passivo.
Debita-se aumento do Ativo e credita-se aumento do Passivo.
Debita-se diminuição do Ativo e credita-se aumento da Receita.
Suponha que o departamento contábil de uma empresa tenha efetuado um lançamento contábil com erro no valor, ou seja, foi debitado e creditado um valor menor que o correto. Nesse caso, a fim de realizar a correção do lançamento contábil, deverá ser feito um lançamento de
estorno.
inversão.
complementação.
ajuste.
anulação.
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) dispõe sobre algumas regras para garantir a integridade dos procedimentos contábeis. Com relação aos lançamentos contábeis, é correto afirmar que os de natureza:
patrimonial apenas debitam e creditam contas das classes 1 e 2.
de controle apenas debitam e creditam contas das classes 5 e 6.
orçamentária apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.
orçamentária apenas debitam e creditam contas das classes 7 e 8.
patrimonial apenas debitam e creditam contas das classes 1, 2, 3 e 4.
No contexto da contabilidade básica, os lançamentos contábeis são registros fundamentais das transações financeiras de uma entidade. Sobre os lançamentos contábeis, assinale a alternativa CORRETA.
Os lançamentos contábeis devem ser feitos apenas no final do exercício financeiro para facilitar a reconciliação de contas.
Um lançamento contábil deve sempre incluir pelo menos uma conta de débito e uma conta de crédito, mantendo o equilíbrio contábil.
Os lançamentos contábeis são realizados apenas para transações de receitas e despesas, não sendo necessários para ativos e passivos.
A documentação de suporte para lançamentos contábeis não precisa ser mantida, desde que os registros estejam corretos.
Uma indústria do ramo de automóveis adquiriu uma máquina capaz de aumentar em até 50% a produção de veículos. Essa máquina foi comprada pelo valor de R$ 430.000,00 mais despesas com o transporte, no valor de R$ 30.000,00. Ignorando aspectos como prazo, forma de pagamento e contrapartida dessa aquisição, qual deve ser o registro contábil de reconhecimento dessa aquisição no imobilizado?
Débito R$ 430.000,00 Máquinas e Equipamentos, e débito R$ 30.000,00 despesas com transporte.
Débito R$ 400.000,00 Máquinas e Equipamentos, e débito R$ 30.000,00 despesas com transporte e débito R$ 30.000,00 ativo imobilizado de pequeno valor.
Crédito R$ 30.000,00 Depreciação acumulada Máquinas e Equipamentos, e Crédito R$ 430.000,00 Máquinas e Equipamentos.
Débito R$ 460.000,00 Máquinas e Equipamentos.
Crédito R$ 460.000,00 Máquinas e Equipamentos.
O lançamento de prestação de serviços recebidos antecipadamente, no valor de R$ 330, é apresentado de forma correta a seguir.
data | conta e histórico | débito | crédito |
10/5/20X1 | receita de serviços | 330 | |
receita antecipada | 330 | ||
prestação de serviços recebidos antecipadamente | |||
Certo
Errado
Considere os seguintes saldos extraídos de um balanço patrimonial de uma entidade em 31/12/20X1:
Ativo circulante (AC) | 100.000 |
Ativo não circulante (ANC) | 120.000 |
Passivo circulante (PC) | 80.000 |
Passivo não circulante (PNC) | 100.000 |
Patrimônio líquido (PL) | 40.000 |
Assinale a alternativa cujo lançamento contábil manterá o saldo do ativo total inalterado.
Debita – AC; Credita – PC
Debita – AC; Credita – ANC
Debita – PNC; Credita – AC
Debita – AC; Credita – PL
Debita – PL; Credita – ANC
No início do mês de janeiro de 2024 uma empresa realizou o pagamento de tributo municipal em atraso. Esta operação resultou na incidência de encargos de mora. Abaixo, seguem as características do pagamento em atraso:
- Data do pagamento: 04/01/2024
- Vencimento original do tributo: 15/12/2023
- Valor do tributo: R$ 1.600,00.
- Valor dos juros e multa de mora: R$ 140,00
Considere que não foi realizado nenhum registro contábil acerca dos encargos de mora e assinale a alternativa que apresenta a variação da empresa no momento do pagamento:
Registro de uma despesa no valor de R$ 140,00.
Redução do passivo no valor de R$ 1.740,00.
Redução do ativo no valor de R$ 1.600,00.
Redução do passivo no valor de R$ 1.460,00.
O pagamento não resulta em redução do ativo ou passivo, visto que o valor será o mesmo para ambos.
Uma empresa efetuou venda de mercadorias à vista no valor de R$ 700.000,00 que custaram R$ 400.000,00. Para que o registo da venda de mercadorias e da baixa do estoque seja feito em um lançamento apenas, é necessário utilizar:
um lançamento de primeira fórmula com um débito e um crédito
um lançamento de segunda fórmula com um débito e dois créditos
um lançamento de terceira fórmula com dois débitos e um crédito
um lançamento de quarta fórmula com dois débitos e dois créditos