O Distrito Federal é um ente político sui generis, visto desfrutar
de competências administrativas próprias de Estados-Membros,
bem como de Municípios, dentre elas a de normatizar o seu
processo administrativo. Além disso, a União tem deveres
constitucionais no Distrito Federal que, em qualquer Estado-
Membro, seriam encargo dos cofres estaduais, como a
organização e a manutenção da polícia civil e militar. Ocorre
que, em face das competências administrativas próprias, a
União legisla, não só para o Distrito Federal, mas como para
todos os demais Entes políticos acerca de algumas matérias,
dentre elas, as normas gerais de licitações e contratos
administrativos. Nesse cenário, a União, a fim de disciplinar
essas normas gerais editou a Lei nº 8666, de 1993. E o Distrito
Federal, no exercício de sua competência legislativa, editou a Lei
Distrital nº 2834, de 2001, a qual, para a regulação de seu
processo administrativo próprio, recepcionou a Lei Federal nº
9784, de 1999. Assim, quer em se tratando de licitações e
contratos administrativos, quer versando sobre processo
administrativo, o efeito prático é que, a despeito das
competências distintas para a normatização dessas matérias, o
Distrito Federal observa aquelas leis editadas pela União.
Assinale a alternativa correta em relação às Leis nº 8666, de
1993, e 9784, de 1999, esta recepcionada no Distrito Federal
pela Lei Distrital nº 2834, de 2011.
A
A legislação licitatória prevê, expressamente, que, a fim
de visar ao desenvolvimento nacional, pode um produto
manufaturado ou mesmo um serviço nacional ser
declarado vencedor de um certame, ainda que sejam eles,
na soma, de preço superior até 25 % em relação aos
mesmos estrangeiros, desde que atendam a normas
técnicas brasileiras.
B
É impedido de atuar em processo administrativo o
servidor ou autoridade que tenha participado ou venha a
participar como perito, testemunha ou representante, ou
se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge,
companheiro ou parente e afins até o quarto grau.
C
São modalidades licitatórias previstas na Lei n° 8.666, de
1993, a concorrência, a tomada de preços, o convite, o
leilão, o concurso e o pregão.
D
O direito da Administração de anular quaisquer atos
administrativos de que decorram efeitos favoráveis para
os destinatários decai em cinco anos, contados da data
em que foram praticados.
E
Por disposição legal expressa, é obrigatória a utilização
do instrumento de contrato em quaisquer ajustes da
Administração decorrentes de procedimentos
licitatórios.