Existem diferentes tipos de equipamentos de controle da poluição do ar.
Um desses equipamentos é o filtro de manga, que compreende
equipamentos eletrostáticos para tratar grandes vazões sob baixas temperaturas (absorvendo gases pelo contato do fluxo gasoso com gotas de líquido), que possuem baixa eficiência de coleta para partículas pequenas, embora tenham baixo custo de operação e manutenção.
a passagem forçada do fluxo gasoso através de um meio poroso (filtro) no qual o material particulado é retido; esse filtro de manga possui alta eficiência (até 99,9%) e perda de carga não excessiva, além de ser resistente a corrosão, embora necessite de grande espaço para tratar grande vazões.
coletores úmidos ou lavadores de gás; nesse caso, o gás é forçado através de uma aspersão de gotas, que colidem com o material particulado, aglomerando as partículas e tornando a coleta facilitada (gravitacional ou inercial). Tem como vantagem o poder de coletar partículas e gases ao mesmo tempo e ter um baixo custo inicial.
a utilização da deposição gravitacional das partículas carregadas pelo fluxo gasoso; possui alto custo, alta perda de carga, mas é resistente à corrosão e a altas temperaturas, embora tenha baixa eficiência para partículas pequenas.
a ação da força centrífuga, que age sobre as partículas carregadas pelo fluxo de gás, empurrando-as na direção das paredes e retirando-as do fluxo gasoso; tem como vantagem o baixo custo e a baixa perda de carga, mas é sujeito a desgaste por abrasão e apresenta elevada possibilidade de entupimento.