“Acreditamos que uma educação ambiental, capaz
de contribuir no enfrentamento da crise
socioambiental que vivenciamos, é aquela que faz do
ambiente educativo espaços de participação, em que
a aprendizagem se dá em um processo de
construção de conhecimentos vivenciais, que
experiencie ações que tenham a intencionalidade,
como uma ação política, de intervir na realidade
transformando-a."(In: MELLO, S. S. de; TRAJBER, R.(coords.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em
educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação:
UNESCO, 2007. p.91.)
Nessa perspectiva, são feitas as seguintes afirmações:
I. A educação ambiental contribui na formação
humana, levando a tomadas de posições sobre a
conservação da biodiversidade, contra o modelo
capitalista de economia que gera sociedades
individualistas, exploradoras e depredadoras da
natureza biofísica e da natureza humana.
II. Empenhar os alunos no fortalecimento da
democracia, da cidadania, das formas
comunitárias de discutir e resolver problemas,
deve ser uma das contribuições da educação
ambiental na perspectiva da formação humana.
III. A promoção do autoconhecimento, do
conhecimento do universo e da integração com a
natureza deve fazer parte de um projeto
pedagógico que se realize apenas além dos
muros da escola em organizações não
governamentais e em entidades filantrópicas.
Está(ão) correta(s), apenas: