Imagem de fundo

Definir educação ambiental é tarefa difícil, haja vista as inúmeras definições encontra...

Definir educação ambiental é tarefa difícil, haja vista as inúmeras definições encontradas em artigos da área. De acordo com a definição oficial do Ministério do Meio Ambiente: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.

(Disponível em: http://www.foa.org.br/praxis/numeros/01/31.pdf- Acesso em 26/11/2011).



Em relação à educação ambiental, é INCORRETO afirmar que:
A

uma importante função da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental, de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.

B

para uma avaliação objetiva da situação do meio ambiente, se faz necessário um conhecimento minucioso, particularmente dos efeitos fisiológicos de todos os componentes que comprometem o ambiente.

C

promover discussões sobre as questões ambientais possibilita que o aluno reflita de forma crítica sobre os fatos relacionados à existência do homem e a sua relação com a natureza, podendo contribuir para mudanças de comportamento e de atitudes.

D

atualmente a maior parte dos ambientalistas discorda da necessidade de se construir uma sociedade mais sustentável, socialmente justa e ecologicamente equilibrada.

E

os professores de ciências podem contribuir com suas experiências, explicando os possíveis transtornos causados no planeta, como por exemplo, o aquecimento global, o problema do lixo, o tratamento do esgoto.