Imagem de fundo

Em conformidade com a Portaria n.ᵒ 336/GM/MS, do Ministério...

Em conformidade com a Portaria n.ᵒ 336/GM/MS, do Ministério da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) poderão ser classificados nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I; CAPS II; e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa incorreta.


A

As três modalidades de serviço cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental.


B

As três modalidades deverão estar capacitadas para realizar prioritariamente o atendimento de pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, principalmente em regime de tratamento intensivo.


C

Os CAPS I, II e III deverão constituir serviço ambulatorial de atenção diária que funcione segundo a lógica do território.


D

Nos CAPS I, II e III, a assistência prestada ao paciente inclui as seguintes atividades: atendimento individual, familiar ou em grupos domiciliar; e o atendimento em oficinas terapêuticas.


E

Entre as atividades desenvolvidas pelos psicólogos no CAPS I, II e III, estão os atendimentos individuais em psicoterapia breve e os atendimentos grupais, como os grupos operativos e(ou) a psicoterapia em grupo.