Imagem de fundo

Os resíduos gerados pelos serviços de saúde ocupam lugar de...

Os resíduos gerados pelos serviços de saúde ocupam lugar de destaque no gerenciamento de resíduos, em decorrência dos imediatos e graves riscos que podem oferecer por apresentarem componentes químicos, biológicos e radioativos. Estes resíduos têm potencial de risco significativo tanto para a saúde ocupacional de quem os manipula, quanto para o meio ambiente, em caso de destinação inadequada. Dessa forma, a ANVISA, por meio da RDC 306/2004, regulamenta a elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), (BRASIL, 2006). Considerando essa RDC, o planejamento do PGRSS deve


A

envolver os setores de auditoria contábil e de análise dos prontuários na elaboração, implantação e desenvolvimento do programa.


B

contemplar medidas de envolvimento individual de cada trabalhador, uma vez que desses depende a correta segregação dos resíduos.


C

ser feito em conjunto com todos os setores, definindo-se responsabilidades e obrigações de cada um em relação aos riscos.


D

ser feito desconsiderando ações para emergência e acidente, ações de controle integrado de pragas e de controle químico, uma vez que outros programas já contemplam essas ações.