O Ministério da Saúde define educação em saúde como “processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...]. Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores, a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades”.
Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013>.
Acesso em: 18 jul. 2022, com adaptações.
No que tange ao tema educação em saúde, assinale a alternativa correta.
Movimentos sociais, tais como o Movimento de Educação Popular, protagonizado pelo educador Paulo Freire na década de 1960, tiveram pouca ou quase nenhuma influência no campo de práticas da educação em saúde, pois não incorporavam a participação e o saber popular à área, não permitindo processos educativos mais democráticos.
Educação continuada consiste em ações educativas embasadas na problematização do processo de trabalho em saúde e que tenham como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.
Educação permanente envolve as atividades de ensino após a graduação, possui duração definida e utiliza-se de metodologia tradicional, tal como a pós-graduação.
Pensando no cenário atual, é possível perceber que há necessidade de complementação do atual modelo de atenção assistencialista, centrado na doença, excessivamente especializado e, ainda, prioritariamente hospitalar, por um modelo integral, que priorize a promoção da saúde e a prevenção de agravos, e que utilize a educação em saúde de forma participativa e dialógica.
Na educação em saúde, deve ser enfatizada a educação bancária em saúde, que valoriza exclusivamente o saber e o conhecimento científico e leva em consideração, de forma bem definida, os saberes e o conhecimento prévio da população.