Imagem de fundo

Segundo a Política Nacional de Vigilância em Saúde...

Segundo a Política Nacional de Vigilância em Saúde, instituída pela Resolução nº 588, de 12 de julho de 2018, do Conselho Nacional de Saúde, a vigilância em saúde é o “processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde” (Art 2º, par. 1º). Esse conceito explicita a relevância das informações em saúde, tais como as produzidas pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC).

O texto de Santana et al (2023) apresenta um estudo em que é analisada a qualidade das informações sobre as variáveis escolaridade e raça/cor da pele das mães nesse sistema. Fica evidente que esta última tem um percentual maior de incompletude e conclui que a coleta dos dados melhorou entre os anos de 2012 e 2020, em que pese a disparidade regional.


Considerando os aspectos em que as informações em saúde tratadas no estudo de Santana et al (2023) podem contribuir diretamente com a política de vigilância, assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) Abordar os condicionantes e determinantes da saúde para desenvolver ações de proteção e prevenção em saúde.

( ) Priorizar ações dirigidas a pessoas e grupos com maior risco de vulnerabilidade que habitam nos territórios.

( ) Desenvolver intervenções intersetoriais que contribuam com a equidade da produção de saúde.

( ) Produzir análises de situação de saúde que possibilitem identificar especificidades nas comunidades.


A sequência correta é


A

V – V – F – F.


B

V – V – F – V.


C

F – F – F – V.


D

F – F – V – F.


E

V – V – V – V.