Imagem de fundo

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) os Determinantes Sociais da Saúde são as c...

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) os Determinantes Sociais da Saúde são as condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.


Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) são o foco da promoção da saúde com vista à superação das desigualdades e iniquidades em saúde. A relação entre eles e a promoção da saúde é diretamente proporcional, ou seja:

A

quanto piores forem as situações de vulnerabilidades – como a ausência de garantia de direitos, a não participação da população nas decisões políticas e de gestão (políticas “de cima para baixo” (top-down)), a violência, a gravidez na adolescência, o não acesso a serviços básicos, entre outros –, menos os princípios e as ações de promoção da saúde devem ser colocados.

B

quanto piores forem as situações de vulnerabilidades – como a ausência de garantia de direitos, a não participação da população nas decisões políticas e de gestão (políticas “de cima para baixo” (top-down)), a violência, a gravidez na adolescência, o não acesso a serviços básicos, entre outros –, mais discretamente os princípios e as ações de promoção da saúde devem ser colocados.

C

quanto piores forem as situações de vulnerabilidades – como a ausência de garantia de direitos, a não participação da população nas decisões políticas e de gestão (políticas “de cima para baixo” (top-down)), a violência, a gravidez na adolescência, o não acesso a serviços básicos, entre outros – menor a necessidade da aplicação dos princípios e as ações de promoção da saúde.

D

quanto piores forem as situações de vulnerabilidades – como a ausência de garantia de direitos, a não participação da população nas decisões políticas e de gestão (políticas “de cima para baixo” (top-down)), a violência, a gravidez na adolescência, o não acesso a serviços básicos, entre outros –, mais fortemente os princípios e as ações de promoção da saúde devem ser colocados.