

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A promoção da saúde vem sendo discutida desde o processo de redemocratização do Brasil, onde a 8ª Conferência Nacional de Saúde se constituiu como o grande marco da luta pela universalização do sistema de saúde e pela implantação de políticas públicas em defesa da vida, tornando a saúde um direito social irrevogável, como os demais direitos humanos e de cidadania. Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS e veio assegurar o acesso universal dos cidadãos às ações e aos serviços de saúde, a integralidade da assistência com igualdade, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie e com ampla participação social, capaz de responder pela promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, conforme as necessidades das pessoas. Entre os objetivos específicos da Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS está:
Transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos.
Auxiliar trabalhadores e usuários a conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde.
Identificar os principais fatores que contribuem para o enfraquecimento da autoridade e consequentemente para o aumento do autoritarismo.
Valorizar os saberes populares e tradicionais e as práticas integrativas e complementares.
A transposição do atual modelo formal de Cidadania e de Direitos Humanos para um novo modelo prático-teórico, onde os sujeitos conheçam e busquem a efetivação de seus direitos.