Imagem de fundo

A Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (PNAISM) traduz os princípios e a filo...

Compartilhar

A Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher (PNAISM) traduz os princípios e a filosofia do SUS respeitando a diversidade dos municípios brasileiros, tanto em suas especificidades epidemiológicas, quanto nos diferentes níveis de organização dos sistemas locais de saúde. A proposta de modelo de atenção integral elaborada pela PNAISM aponta para uma ampla gama de necessidades da população feminina, além das questões reprodutivas, e problematiza as desigualdades sociais como determinantes no processo de produção das patologias, queixas e mal-estares das mulheres (Brasil, 2011). Analise as afirmativas abaixo sobre as especificidades da PNAISM:


I - Promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual.

II - Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, com exceção das portadoras de infecção pelo HIV e outras DST que terão uma política específica para seu atendimento.

III - Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis na adolescência e na fase adulta, sem discriminação de qualquer espécie.

IV - Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento reprodutivo para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde.

V - Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.


Marque a alternativa CORRETA:

A

I, II e III

B

I, III, IV e V

C

III, IV e V

D

I, IV e V