

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir.
A análise dos documentos “Plano de Ações Estratégicas de Enfrentamento das DCNT no Brasil 2011-2022” e “Avaliação de Efetividade dos Programas de Atividade Física no Brasil” e de outras veiculações do Portal da Saúde (notícias de agências estatais que contêm a palavra lazer e “Plataforma Saúde Brasil”), evidenciou que a concepção de lazer predominante no âmbito dessas ações do Ministério da Saúde está relacionada ao lazer ativo. Nessas publicações, o lazer se fez presente vinculado às práticas corporais/atividades físicas, em meio às estratégias de controle das DCNT, limitando-se ao combate ao sedentarismo, entendido como um comportamento individual cambiável. Dessa forma, desprezou-se o lazer como um momento importante da vida das pessoas no atual contexto histórico, desfavorecendo sua potencialidade para a produção da vida.
ANTUNES, P. C.; NEVES, R. L. R.; FURTADO, R. P. O lazer em ações do Ministério da Saúde: ênfase no lazer ativo. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 3-19, mai./ago. 2018. Acesso em: 11 set. 2023.
O trecho é parte de um artigo que objetivou compreender os modos como o lazer se faz presente em políticas públicas de saúde brasileiras. Considerando essas reflexões dos autores,
a concepção de lazer presente nas ações do Ministério da Saúde, ao ser justificada majoritariamente pelo combate ao ócio e à inatividade física na direção do enfrentamento das DCNT, reduziu suas contribuições para a saúde na lógica das dimensões físicas, psicológicas e sociais.
a concepção de lazer contradiz marcos referenciais, como a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e a de Atenção Básica, os quais consideram o lazer como um direito social a ser garantido pelo Estado enquanto produtor de saúde.
o lazer assume um papel de combate ao sedentarismo e evidencia que qualquer uma de suas dimensões contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população, desde que as pessoas procurem aderir às práticas com tenacidade e força de vontade.
o lazer está amparado nas necessidades de todos os serviços de saúde do SUS que têm como princípio a ampliação da prática de atividades de lazer e culturais para desmistificar as capacidades individuais e fortalecer a adesão e aderência ao lazer ativo.