

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O conhecimento e aplicação de normas de biossegurança e gerenciamento de resíduos por profissionais atuantes em ambientes de laboratório de técnicas histológicas é primordial para o adequado manuseio de tecidos biológicos (fixados ou frescos) e reagentes químicos (como xilol, formol e álcoois). Durante o processamento de amostras teciduais orais em laboratório de histopatologia são gerados resíduos, incluindo restos de tecidos, lâminas de micrótomo, formol 10% e álcoois contaminados.
Considerando as boas práticas laboratoriais e o gerenciamento de resíduos dispostas na RDC 222/2018, assinale a alternativa que indica o procedimento CORRETO.
Luvas de procedimento contaminadas com xilol podem ser lavadas e reutilizadas para economizar materiais do laboratório.
Tecidos fixados em formol podem ser descartados no lixo comum (Grupo D), pois o fixador elimina os riscos biológicos.
As lâminas de micrótomo utilizadas devem ser descartadas em saco branco leitoso (Grupo A), por estarem contaminadas com material biológico.
O xilol e o formol exauridos devem ser segregados e acondicionados em recipientes compatíveis (Grupo B - Químicos), identificados e destinados para incineração ou tratamento específico.
O formol e o álcool do processamento de tecidos podem ser descartados na pia, desde que diluídos em água corrente.