

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O resultado do Levantamento Epidemiológico SB 2010 aponta que o CPOD, na faixa etária dos 35 a 44 anos, permanece alto (16,3). Em função disso, torna-se visível a necessidade de direcionar as ações para ciclos de vida notadamente vulneráveis aos problemas de saúde bucal: adultos e idosos. Essa população é historicamente menos visada nos programas de saúde bucal e no cotidiano dos serviços. Nesse sentido, torna-se urgente o cumprimento do princípio básico da ______________________, já que o acompanhamento e a atenção à saúde devem contemplar todos os ciclos de vida que se apresentam nas comunidades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima e se refere a um dos atributos da APS.
Multidisciplinaridade
Integralidade
Acessibilidade
Longitudinalidade
Leia o texto a seguir:
Dentre as medidas fundamentais para a construção de indicadores de saúde estão as medidas de morbidade, mais difíceis de obter que as de mortalidade, pois, enquanto a morte é evento único e passível de registro obrigatório em uma Declaração de Óbito (DO), a morbidade é constituída por múltiplos eventos em várias ocasiões da vida. Atualmente, cada vez mais atenção tem sido dada às medidas de morbidade, por refletirem melhor que as de mortalidade o impacto das doenças na vida das pessoas.
LAPREGA, Milton Roberto e, DAL FABBRO / Amaury Lelis. Coeficientes e índices mais usados em epidemiologia. In: Fundamentos de epidemiologia. FRANCO, Laércio Joel e; PASSOS, Afonso Dinis Costa. 3 ed. Santana do Parnaiba: MANOLE, 2022, p. 96
Considerando o exposto, a medida que reflete o número de casos novos de doenças, que ocorrem em um determinado período de tempo, em uma população exposta ao risco de adoecer, é a
mortalidade
prevalência
gravidade
incidência
letalidade
Observe a imagem abaixo:

blogdealtaneira.com.br/2012/02/seminario-prepara-municipios-para.html
A imagem representa diferentes estratégias da vigilância - uso de inquéritos populacionais, chamadas nutricionais e produção científica, sobretudo pelos serviços de saúde – as quais contribuem para a produção de indicadores específicos que fornecem à gestão aporte para a construção de políticas públicas. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao campo de atuação do SUS referido na imagem e corpo textual da questão.
Fiscalização e inspeção de alimentos.
Controle e fiscalização de serviços.
Vigilância sanitária.
Saúde do trabalhador.
Vigilância nutricional e orientação alimentar.
Leia as alternativas abaixo e assinale aquela que representa um indicador de fator de risco comportamental.
Razão de mortalidade materna.
Taxa de prevalência de adultos fumantes atuais.
Mortalidade proporcional por causas mal definidas.
Proporção de partos cesáreos.
Taxa de prevalência de hipertensão arterial.
No final do ano de 2019, fomos surpreendidos por um novo vírus respiratório que teria relevância em saúde pública. Isso repercutiu no mundo inteiro e, em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. No que diz respeito ao conceito de pandemia, é CORRETO afirmar:
É a disseminação local de uma nova doença.
É a disseminação pontual de uma nova doença.
É a disseminação controlada de uma nova doença.
É quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
É a transmissão da doença de pessoa para pessoa.