Questões de Concurso #1710528
1
Q1710528
Direito Sanitário e Saúde Política Nacional de Promoção da Saúde
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: AV Moreira -
Prova: AV Moreira - Prefeitura de Landri Sales - Prefeitura de Landri Sales - Farmacêutico

A Política Nacional de Promoção da Saúde baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta sua promoção como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, com responsabilidades para os três entes federados. Sobre a PNPS, é CORRETO afirmar que:

A

A Política Nacional de Promoção da saúde foi aprovada em 2007, no conjunto de iniciativas do Pacto pela Saúde. É consenso que ela deve estabelecer relação com as demais políticas públicas, incluindo aquelas do setor Saúde, tais como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), entre outras.

B

Tem como objetivo geral promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde, relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

C

A PNPS adota como princípio a equidade, quando baseia as práticas e as ações de promoção de saúde, na distribuição igualitária de oportunidades, considerando as especificidades dos indivíduos e a genericidade dos grupos.

D

A PNPS adota como princípio a intrassetorialidade, que se refere ao processo de articulação de saberes, potencialidades e experiências de sujeitos, grupos e setores na construção de intervenções compartilhadas, estabelecendo vínculos, corresponsabilidade e cogestão para objetivos comuns.

E

A PNPS adota como princípio a intersetorialidade, quando as intervenções são pautadas no reconhecimento da complexidade, potencialidade e singularidade de indivíduos, grupos e coletivos, construindo processos de trabalho articulados e integralistas.