

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Com base no modelo de formação de preços de ativos (CAPM), que relaciona o risco não diversificável ao retorno para qualquer ativo, assinale a alternativa correta.
Determinado ativo apresenta coeficiente beta, β, de 1,50. No momento, a taxa de retorno livre de risco, RF, é de 8% e o retorno da carteira de ativos do mercado, rm, é de 10%. O retorno exigido do ativo deve ser 11%.
Determinado ativo apresenta coeficiente beta, β, de 1,50. No momento, a taxa de retorno livre de risco, RF, é de 8% e o retorno da carteira de ativos do mercado, rm, é de 10%. Se o retorno da carteira de mercado aumentar em 10%, o retorno requerido de mercado deve aumentar em 12%.
Determinado ativo apresenta coeficiente beta, β, de 0,8. No momento, a taxa de retorno livre de risco, RF, é de 5% e o retorno da carteira de ativos do mercado, rm, é de 8%. O investimento neste ativo traz expectativa de retorno de 6,8%; logo, é um investimento cujo retorno compensa o risco.
O risco diversificável é a parte do risco atribuível a fatores de mercado que afetam todas as empresas e também é chamado de risco sistemático.
O coeficiente beta, β, é uma medida relativa do risco diversificável, isto é, o risco não sistemático. É um indicador do grau de variação do retorno de um ativo em resposta a uma variação no retorno do ativo livre de risco.