Imagem de fundo

Séries econômicas, como as do produto, consumo...

Séries econômicas, como as do produto, consumo, investimento, índice de preços, dentre outras, têm uma característica comum: uma tendência crescente com o tempo. Quando essas séries sofrem choques, eles não se dissipam, e a série não se reverte para o seu valor médio de longo prazo. No entanto, o componente de tendência da série pode ser determinístico ou estocástico, o que tem implicações importantes para a transformação de uma série não estacionária em uma série estacionária.


As duas formas distintas utilizadas para a transformação de uma série não estacionária em uma série estacionária são:


A

no caso da presença de uma tendência estocástica, o método utilizado é o de estacionaridade em tendência, que implica extrair a tendência da série para torná-la estacionária; caso o componente de tendência seja determinístico, o método adequado é o de estacionaridade por diferenciação.


B

no caso da presença de uma tendência estocástica, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação; caso o componente de tendência seja determinístico, o método utilizado é o de estacionaridade em tendência, que implica extrair a tendência da série para torná-la estacionária.


C

no caso da presença de uma tendência estocástica, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação ou de raiz unitária; caso o componente de tendência seja determinístico, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação ou de raiz unitária com quebras estruturais.


D

no caso da presença de uma tendência estocástica, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação ou de raiz unitária; caso o componente de tendência seja determinístico, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação ou de cointegração.


E

no caso da presença de uma tendência determinística, o método utilizado é o de estacionaridade por diferenciação ou de raiz unitária; caso a tendência seja estocástica, o método utilizado é o de cointegração.