Imagem de fundo

Considere um mercado oligopolista (poucas firmas) em que as...

Considere um mercado oligopolista (poucas firmas) em que as decisões de cada firma afetam o resultado das demais, de modo que há interdependência estratégica.Considerando modelos clássicos de oligopólio (Cournot, Bertrand, Stackelberg e cartel), avalie as afirmativas como verdadeira (V) ou falsa (F):


( ) No modelo de Cournot (escolha simultânea de quantidades), o equilíbrio ocorre quando cada firma escolhe a quantidade que maximiza seu lucro dada a quantidade escolhida (tomada como dada) pela rival, e no equilíbrio essas expectativas se confirmam (equilíbrio do tipo Nash).

( ) No modelo de Bertrand sem restrições de capacidade, com produto homogêneo e custos marginais idênticos, o único equilíbrio envolve preço “competitivo”, isto é, preço igual ao custo marginal.

( ) Um cartel é, em geral, estável, pois se as firmas combinam restringir a produção para elevar o preço, nenhuma delas tem incentivo para vender além da cota acordada.

( ) No modelo de Stackelberg, a firma líder escolhe a quantidade primeiro e leva em conta como a seguidora reagirá (via função de reação) ao decidir sua produção.


As afirmativas são, respectivamente,


A

F – F – F – F.


B

V – F – F – V.


C

V – V – V – F.


D

V – V – F – V.


E

F – V – F – V.