

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em determinado sistema financeiro, após a criação de um mecanismo de garantia de depósitos, instituições financeiras passaram a captar recursos por meio de títulos que oferecem taxas superiores às praticadas por grandes bancos.
Com a existência dessa garantia, tais instituições passaram a assumir maiores riscos na gestão dos recursos captados.
À luz da teoria econômica da informação, é correto afirmar:
há um problema de seleção adversa, pois instituições financeiras mais arriscadas tendem a oferecer taxas mais elevadas para atrair recursos.
há um problema de informação oculta, o que impede a análise econômica do problema.
a garantia de depósitos reduz a necessidade de monitoramento, promovendo o ajuste de mercado.
os mecanismos de sinalização de mercado eliminarão a assimetria de informação.
a situação caracteriza perigo moral, pois a garantia de depósitos altera os incentivos das instituições financeiras.