

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leve em consideração o fato de que a Prefeitura de Florianópolis necessita realizar diferentes análises de custo para identificar o atendimento de seu objetivo de expandir a campanha de vacinação contra a poliomielite em seus postos de saúde, buscando alcançar 80% da população na faixa etária preestabelecida.
Qual tipo de análise é mais indicada para esse caso?
Trade-of
Custo de oportunidade
Rentabilidade social
Externalidade positiva
Custo-efetividade
Diferentes metodologias permitem medir os efeitos de intervenções governamentais.
A abordagem que utiliza evidência experimental, por meio de aleatorização, para medir os efeitos de políticas, é denominada:
Análise documental.
Revisão bibliográfica.
Estudo de caso único.
Painel de especialistas.
Ensaio controlado randomizado.
Um diagnóstico de necessidades e potencialidades transforma evidências em prioridades exequíveis, indicadores e plano de ação. Assinale a alternativa que apresenta um desenho metodológico consistente para aplicação no contexto doméstico–comunitário.
Entrevistar participantes por conveniência, listar desejos em quadro de avisos e direcionar recursos ao item mais citado.
Mapear stakeholders, coletar dados mistos com instrumentos padronizados, analisar barreiras e ativos locais, priorizar por matriz impacto–esforço e pactuar metas com indicadores verificáveis.
Realizar plenária aberta, adotar votação simples e contratar serviços conforme maior número de votos recebidos.
Converter respostas em ranking de preferências, alocar orçamento por ordem do ranking e monitorar por percepção geral anual.
Reunir sugestões em formulário livre, registrar relatos em ata, distribuir tarefas por rodízio e revisar resultados em reunião semestral.
Sobre projetos sociais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os termos projeto, programa e plano designam modalidades de intervenção social que diferem em escopo e duração.
( ) O projeto é a unidade mínima de destinação de recursos que, por meio de um conjunto integrado de atividades, pretende transformar uma parcela da realidade, suprindo uma carência ou alterando uma situação-problema.
( ) O conjunto de projetos que visam aos mesmos objetivos é denominado programa e estabelece as prioridades da intervenção, identifica e ordena os projetos, define o âmbito institucional e aloca os recursos a serem utilizados.
( ) O plano é a soma dos programas que procuram objetivos comuns, ordena os objetivos gerais e os desagrega em objetivos específicos, que constituirão, por sua vez, os objetivos gerais dos programas.
( ) O plano determina o modelo de alocação de recursos resultante da decisão política e dispõe as ações programáticas em uma sequência temporal de acordo com a racionalidade técnica das mesmas e as prioridades de atendimento.
A sequência está correta em
F, F, F, F, F.
F, V, F, V, F.
F, V, V, F, V.
V, F, F, V, V.
V, V, V, V, V.
A identificação do problema a ser solucionado pela ação pública possibilita a criação de diferentes alternativas que devem levar em conta as ferramentas disponíveis e compatíveis com a demanda social identificada. Trata-se de formular a política pública de forma efetiva e eficiente. Esse processo busca permitir maior clareza na relação efetiva entre a fonte do problema e os meios e instrumentos a serem implementados para o alcance dos objetivos esperados (IPEA, 2018). Assim, sobre o desenho da política pública e sua caracterização, são feitas as seguintes afirmações:
I. Maximizam os efeitos desejados e mitigam os efeitos indesejados da politica pública.
II. Identificam a população elegível à política pública, que é caracterizada por toda a população que possivelmente esteja envolvida no problema diagnosticado. Quando há focalização da política pública, a população potencial será igual à população elegível.
III. São inseridas na análise ex post.
IV. Devem considerar e avaliar possíveis distorções no mercado ou na sociedade resultantes da implementação da política pública.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
As avaliações de impacto podem ser divididas em duas categorias: i) a ex ante ou prospectiva, que é desenvolvida durante a elaboração do programa e ii) a ex post ou retrospectiva, que é usada para avaliar os programas em execução ou que já foram concluídos.
A respeito das avaliações ex ante e ex post, é correto afirmar que
a avaliação ex post permite que sejam coletados dados de linha de base para estabelecer as medidas pré-programa dos resultados de interesse.
a avaliação ex ante possibilita maiores chances de gerar contrafactuais válidos do que a avaliação ex post.
as avaliações ex post não geram estimativas viesadas.
as avaliações ex ante sempre são realizadas nas políticas públicas criadas e implementadas no Brasil.
Analise as seguintes proposições sobre os cálculos de benefícios e custos sociais na avaliação de projetos.
I) Preços de mercado, ou seja, aqueles observados no cotidiano, podem ser utilizados para mensurar os custos e os benefícios sociais associados a um projeto.
II) Os benefícios obtidos com o consumo de um produto ou como o emprego de um fator podem ser medidos através da curva de demanda.
III) O princípio da compensação potencial de Hicks-Kaldor-Scitowsky diz que os benefícios e os custos incorridos por indivíduos ou agentes de produção podem ser adicionados sem preocupação com equidade social.
Podemos afirmar que:
as proposições I e II são corretas.
apenas a proposição II é incorreta.
apenas a proposição I é incorreta.
apenas a proposição III é incorreta.
a proposições I e III são corretas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Esse quadro tensionado refletia-se na indefinição da estratégia social, inicialmente ancorada no Programa __________________ , logo substituído pelo programa _______.
Fome zero e Bolsa Família
De Erradicação do Trabalho Infantil e Peti
Luz para todos e Luz
ProUni e Enem