

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Se uma corretora estrangeira, aproveitando a crise atual do mercado acionário, compra ações de empresas brasileiras, então essa transação é registrada na conta de serviços da balança de transações correntes do balanço de pagamentos do Brasil.
Utilizando os conceitos básicos da macroeconomia aberta, assinale a opção correta.
Os elevados custos dos serviços oferecidos pelos portos brasileiros aumentam o valor das exportações brasileiras e, portanto, contribuem para aumentar o superavit comercial.
Um executivo brasileiro que utilize um cartão de crédito corporativo para pagar suas despesas nos EUA, estará vendendo um ativo para a os EUA e, portanto, essa transação gerará um débito equivalente na conta de capital brasileira.
Desequilíbrios fiscais recorrentes, por reduzirem a oferta de fundos emprestáveis, apreciam a taxa de câmbio real da economia, provocando, assim, um aumento do deficit comercial.
A tendência ascendente do real em face do dólar norteamericano, recentemente observada, eleva as importações, porém, não altera a taxa de câmbio real da economia brasileira.
Tradicionalmente, no Brasil, a conta de serviços e renda, que integra a conta-corrente, é superavitária, o que contribui para reduzir os desequilíbrios externos.
No balanço de pagamentos de um país, se os juros e os dividendos líquidos pagos ao exterior forem vultosos,
serão registrados como transferências unilaterais.
serão registrados na conta de capital.
serão registrados na conta corrente.
causarão, necessariamente, uma desvalorização cambial da moeda do país.
causarão, necessariamente, um aumento nas reservas internacionais do país.
Quando executivos de uma empresa alemã vão a São Paulo utilizando uma companhia aérea brasileira, o valor das passagens aéreas deve ser contabilizado como um crédito no balanço comercial do Brasil.
Sobre o balanço de pagamentos, é correto afirmar que
As despesas dos turistas alemães que visitam a Amazônia, atraídos pela depreciação do real frente ao euro, são contabilizadas na conta-corrente brasileira como débito e na conta equivalente alemã como crédito.
Uma maneira de diminuir os pagamentos de juros ao exterior, no futuro, seria combinar uma política fiscal contracionista com uma política monetária expansionista.
No Balanço de Pagamentos as rendas de capital são registradas na:
conta de transferências unilaterais;
conta de investimentos;
balança comercial;
balança de serviços;
conta de movimento de capitais.
remessa de lucros.
amortização de empréstimos.
pagamento de fretes.
pagamento de seguro de transportes de mercadorias.
recebimento de juros de empréstimos.
Quando um investidor brasileiro compra, no mercado acionário norte-americano, um lote de ações de uma montadora de automóveis que tem filial no Brasil, essa transação deve ser contabilizada nas contas nacionais brasileiras como despesas de investimento.
Os gastos realizados pelos turistas procedentes do exterior são registrados no Balanço de Pagamentos com a seguinte classificação:
Balança Comercial
Balanço de Capital
Balança de Serviços
Balanço de Transações Correntes
Considere os seguintes dados para uma economia
hipotética, em unidades monetárias e num
determinado período de tempo:
déficit comercial = 100;
transferências unilaterais recebidas = 10;
saldo líquido positivo do movimento de capitais
autônomos = 100.
Considerando que o saldo total do balanço de pagamentos
foi nulo e supondo a ausência de erros
e omissões, é correto afirmar que:
o balanço de serviços apresentou saldo negativo de 110 e o saldo em transações correntes foi deficitário em 110.
o saldo do balanço de serviços foi nulo e o saldo em transações correntes foi deficitário em 90.
o balanço de serviços apresentou saldo negativo de 10 e o saldo em transações correntes foi deficitário em 100.
o saldo do balanço de serviços foi nulo e o saldo em transações correntes foi deficitário em 110
o saldo do balanço de serviços foi igual ao saldo em transações correntes.