

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um certo consumidor afirma: "comprarei ingressos para todos os jogos de meu time, qualquer que seja o preço". A elasticidade preço da procura por in-gressos desse consumidor é:
maior que 1.
igual a 1.
menor que 1.
indeterminada.
Considere o gráfico a seguir, que apresenta uma "curva" de demanda:
no ponto médio da "curva" de demanda, a elasticidade-preço da demanda é igual a zero.
o valor absoluto da elasticidade-preço da demanda é igual a 1 e constante em todos os pontos da "curva" de demanda.
o valor absoluto da elasticidade-preço da demanda é maior do que 1 para todos os pontos da "curva" de demanda.
a elasticidade-preço da demanda varia ao longo da "curva" de demanda.
quando P = 0, a elasticidade-preço da demanda é igual a 1.
O crescimento da indústria turística no Nordeste brasileiro explica-se, em parte, pelas elevadas elasticidades-renda que caracterizam esses serviços.
Observa-se que quanto maior a elasticidade da demanda por um determinado produto, menor a elasticidade da demanda por mão-de-obra na produção desse produto.
Em mercados competitivos, o fato de as firmas individuais serem tomadoras de preço (price takers) faz que a curva de demanda com a qual essas firmas se confrontam seja perfeitamente elástica.
A elasticidade-preço de longo prazo da curva de oferta, para determinado bem, é superior à elasticidade de curto prazo, porque, no longo prazo, os fatores de produção podem ser ajustados.
A elasticidade preço da demanda é a relação entre a variação percentual da quantidade demandada e a variação percentual do preço.
Se a demanda por serviços bancários for inelástica, a informatização crescente desse setor conduzirá à redução do emprego dos bancários.
Considere uma curva de demanda linear dada pela equação Q = a – b.P, onde Q representa a quantidade demandada, P o preço do bem e a e b constantes positivas. Representando o valor absoluto da elasticidade preço da demanda pelo símbolo , é correto afirmar que:
ε será igual a 1 no ponto em que Q = a/2 e P = a/2b.
ε será constante ao longo de toda a curva de demanda.
ε será estritamente positivo ao longo de toda a curva, exceto no ponto em que p = 0.
ε será igual a 1 no ponto em que Q = a/2 e P = a/2 e maior do que 1 em todos os outros pontos.
ε será igual a zero no ponto em que P é nulo.
Uma curva de procura se exprime por P =15 - 0,5 X onde "P" representa o preço e "X" a quantidade. O mercado se encontra em equilíbrio ao preço de P = 5,60. O preço varia para P = 6,00 e, tudo o mais mantido constante, a quantidade se equilibra em X = 19,60. A elasticidadepreço da demanda ao preço usual de mercado é
0,02
0,05
0,10
0,48
0,50
Num sistema econômico hipotético, um setor industrial produz os bens A e B. Em decorrência do aumento da alíquota do Imposto de Importação da principal matéria-prima utilizada na produção do bem B, foi necessária a elevação de seu preço de venda. Sabe-se que:
I. elasticidade cruzada da demanda do bem A em relação ao bem B: 80%;
II. quantidade do bem A antes da elevação do preço de B: 30 000 unidades;
III. preço do bem B antes do aumento: $ 3,00;
IV. variação no preço do bem B: 50%.
De acordo com as informações acima, pode-se afirmar que a variação na quantidade demandada do bem A, em função da elevação do preço do bem B, corresponde a:
12 000 unidades
Durante as crises do petróleo dos anos 70, o aumento do preço desse mineral, imposto pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), contribuiu para aumentar a elasticidade preço da demanda desse produto.
Certo
Errado
Quanto maior a elasticidade de substituição entre trabalhadores qualificados e menos qualificados, maior o efeito negativo da elevação do salário mínimo sobre o nível de emprego dos trabalhadores não-qualificados.
A elasticidade do investimento em relação a taxa de juros afeta apenas o grau de eficácia da política fiscal, mas não tem efeito sobre o grau de eficácia da política monetária.
Dada uma elevação no salário real, o efeito renda tende a prevalecer sobre o efeito substituição, resultando na elevação do número de horas trabalhadas.
Considerando a hipótese de que a demanda é absolutamente elástica em relação ao preço, pode-se inferir que nenhum repasse referente ao ônus tributário para a frente na cadeia produtiva é possível. Toda a carga tributária é repassada para o mercado de fatores, impactando as categorias salários e aluguéis na forma de menores preços pagos por unidade de recurso. A quantidade produzida cai drasticamente, até encontrar a posição de custo necessária para o ajuste. A tributação, nessas circunstâncias, anima o mercado e alimenta as expectativas de arrecadação.