Questões de Concurso sobre Elasticidades

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
431 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Contrariamente à Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), o cartel do cobre, denominado Conselho Intergovernamental dos Países Exportadores de Cobre (CIPEC), não consegue elevar muito o preço desse metal pelo fato de a demanda mundial de cobre ser bem mais inelástica que a demanda de petróleo.


C
Certo

E
Errado

Considere a seguinte situação ocorrida em um país.

Imagem associada para resolução da questão

Do ponto de vista da produtividade do imposto, é correto afirmar que o coeficiente de elasticidade da receita em relação à renda foi de 50%.


C
Certo

E
Errado

Imagem associada para resolução da questão

Baseada nos dados acima, a elasticidade-preço cruzada da demanda dos bens a e b é:


A

1.50


B

1.25


C

1.00


D

0.50


E

0.00

Considere uma curva de demanda linear do tipo

X = α - β.P

Onde X = quantidade demandada, P = preço e α e β constantes positivas. A demanda será necessariamente inelástica quando o preço for:


a

igual a α/β


b

maior do que α /(2.β)


c

menor do que α /(2.β)


d

maior do que α/β


e

menor do que α/β

Considere a seguinte função de produção:

 Y(K, L) = A.Kα.Lβ

Onde:

Y = produto, K = capital, L = trabalho, e A uma constante maior do que zero. Com base nessa função, é incorreto afirmar que


A
se β = 1 – α, então a produtividade média do capital será de A.(L/K)1-α.

B
se α + β = 1, então essa função será homogênea de grau 1.

C
se α + β = 1, então Y(2.K, 2.L) = 2.Y(K, L).

D
se β = 1 – α, então a produtividade média da mão-de-obra será igual a A.(K/L)α.

E
independente dos valores de α e β, essa função de produção será sempre homogênea de grau um.

Com relação à elasticidade preço da demanda, é incorreto afirmar que


A
se a demanda é elástica, o aumento do preço reduz a receita total.

B
quanto maior for o número de bens substitutos, maior tende a ser o seu valor absoluto.

C
para uma curva de demanda linear do tipo Qd = a – b.P, onde Qd = quantidade demanda, P = preço; a e b constantes positivas, o valor absoluto da elasticidade será igual a 1 em todos os preços relevantes.

D
se a demanda é inelástica, uma redução de preço reduz a receita total.

E
quanto maior o preço do bem em relação à renda dos indivíduos, maior tende a ser o seu valor absoluto.

Suponha que o mercado do bem A seja perfeitamente competitivo. Seja Eo a elasticidade-preço da oferta e Ed a elasticidade-preço da demanda. Podemos dizer, que, relativamente à incidência de um imposto específico sobre o bem A, em equilíbrio,


a

quando a demanda é totalmente inelástica, o ônus de um imposto recai igualmente sobre consumidores e produtores.


b

quanto maior a relação Eo/Ed , maior deve ser a parcela do imposto que recai sobre os consumidores.


c

os produtores sempre conseguem repassar o imposto para os consumidores. Assim, os produtores não arcariam com nenhum ônus do imposto.


d

quanto menor a relação Eo/Ed , maior é a parcela do imposto que recai sobre os consumidores.


e

quando a demanda é totalmente elástica, a incidência do imposto recai somente sobre os consumidores.

Sobre a afirmação abaixo, assinale a única alternativa correta:

Um imposto é considerado progressivo quando a elasticidade-renda de sua arrecadação é de:


A

igual a 0 (zero).


B

maior que 1,0 (um inteiro).


C

igual a 1,0 (um inteiro)


D

menor que 1,0 (um inteiro).

Um imposto é considerado progressivo quando a elasticidade- renda de sua arrecadação é


A
negativa.

B
igual a zero.

C
igual a um.

D
maior que um.

E
infinita.

No mercado de TV a cabo, se o aumento do preço elevar a receita das empresas que fornecem esses serviços, então a demanda por esses serviços é infinitamente preço-elástica.


C
Certo

E
Errado

Tarifas telefônicas mais baixas durante o fim de semana e o período noturno são compatíveis com o fato de os consumidores domésticos desses serviços possuírem menor elasticidade-preço da demanda por esses serviços.


C
Certo

E
Errado

Seja uma função de demanda dada por

Q(P) = 30 – 4.P – P²

Para P = 1 a elasticidade preço da demanda será de aproximadamente


A
-0,24

B
-3,33.

C
-1,05

D
-0,50.

E
-1,25.
O automóvel, segundo estudo, apresenta elasticidade renda da demanda igual a 1,4 e elasticidade preço da demanda igual a 0,7. Marque a alternativa correta

A
As vendas de carros são mais influenciadas pelas variações de preço

B
As vendas de carros são mais influenciadas pelas variações na renda

C
A elasticidade preço da demanda pode ser classificada como elástica.

D
As vendas de carros são mais influenciadas pelas variações na renda

E
Todas as alternativas anteriores estão corretas

A elasticidade cruzada da demanda de dois bens é positiva. É correto concluir que os referidos bens são classificados como:


A
substitutos.

B
complementares.

C
supérfluos.

D
inferiores.

E
necessários.
Sobre o conceito de elasticidade, pode-se afirmar que:

A
Mede a participação de mercado.

B
Não pode ser definida quantitativamente.

C
Indica a variação percentual ocorrida em uma variável em decorrência da variação em outra.

D
Não é aplicável à avaliação de custos das organizações.

E
Quando inferior à unidade, indica variações mais que proporcionais de quantidades demandadas, em decorrência de variações de preços.

Suponha um modelo neoclássico de oferta de trabalho individual em que a utilidade do indivíduo dependa apenas do consumo (C) e do lazer (L) e que o indivíduo disponha de uma dotação inicial dos dois bens: C0 e L0. Suponha que L0=24 horas. Suponha também que a função utilidade seja U (C,L) = C a L 1-a, onde 0 < a < 1, que a restrição orçamentária seja linear e que o preço do bem de consumo C seja 1 por unidade do bem. Considere as seguintes afirmações:

I. Os indivíduos irão escolher as horas de trabalho a serem ofertadas de tal modo que a taxa de salário seja igual à razão das utilidades marginais do lazer e do consumo, dado que o salário de mercado é maior que o salário de reserva.

II. O salário de reserva é aquele que torna o indivíduo indiferente entre ofertar zero horas de trabalho ou ofertar horas positivas de trabalho.

III. A curva de oferta de trabalho individual pode ter um trecho negativamente inclinado, desde que a soma do efeito renda-ordinário e do efeito renda-dotação compense o efeito-substituição.

Nesse trecho negativamente inclinado, a elasticidade da oferta de trabalho com relação ao salário é negativa. A opção correta é:


A
I, II e III estão incorretas.

B
I e II estão corretas e III está incorreta.

C
I está incorreta; II e III estão corretas.

D
I e III estão incorretas; II está correta.

E
I, II e III estão corretas.

Uma curva de demanda se exprime por P = 10 – 0,2 Q, onde P representa o preço e Q, a quantidade demandada. O preço de mercado se encontra em equilíbrio ao preço P = 2. O preço varia para P = 2,04 e, tudo mais constante, a quantidade se equilibra em Q = 39,8. A elasticidade-preço da demanda ao preço usual de mercado é:


A

0.25 – demanda elástica.


B

0.25 – demanda inelástica.


C

0.4 – demanda inelástica.


D

1 – demanda unitária.


E

2.5 – demanda elástica.

Se a elasticidade da demanda de serviços jurídicos for unitária, então, um aumento de preços elevará a receita total com esses serviços.


C
Certo

E
Errado

Considerando a teoria da demanda, indique a afirmativa verdadeira:


A

suponha que, para um dado consumidor, dois bens são substitutos perfeitos. Para esse consumidor, a escolha ótima nunca se situará na fronteira;


B

ao longo de uma curva de demanda expressa por p = 100 – 2Q, onde p é o preço e Q é a quantidade total demandada, a elasticidade-preço varia entre infinito e 1;


C

a curva de demanda para um consumidor somente pode ser construída a partir da curva de Engel;


D

quando as preferências do consumidor são homotéticas, as curvas de renda-consumo possuem forma não-linear e não passam pela origem;


E

uma elasticidade-preço cruzada da demanda por dois bens positiva indica que os dois bens são substitutos.

Z (x1, x2) = x1÷ x2

Fazendo x1 = renda; x2 = preço; e Z = quantidade demandada. É incorreta. afirmar que:


A
Z(2.x1,2.x2) = 2.Z(x1, x2).

B
essa função pode ser considerada como representativa de uma função de demanda que gera uma curva de demanda negativamente inclinada.

C
essa função é homogênea de grau zero.

D
mantida a renda constante, quanto maior o preço menor será a quantidade demandada.

E
soma das elasticidades preço e renda é zero.
   
Gerar simulado