Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Inclinação das curvas de oferta e demanda

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
25 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No que se refere aos aspectos relacionados à curva de demanda e à elasticidade da demanda, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma elasticidade unitária acontece quando um percentual de variação no preço leva a uma variação percentual igual na quantidade demandada ou ofertada.

II. Uma curva de demanda ou oferta elástica mostra que a quantidade demandada ou ofertada de um produto ou serviço responde às variações de preço de uma forma mais que proporcional.

III. Uma curva de demanda ou oferta inelástica é quando uma proporção de variação no preço causa uma variação proporcional menor na quantidade demandada ou ofertada.


Estão corretas as afirmativas


A

II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.

Sobre a elasticidade-preço da demanda e da oferta, analise as afirmativas a seguir:


I. Bens com elasticidade-preço da demanda maior que 1 são considerados elásticos, indicando que uma variação percentual no preço causa uma variação proporcionalmente maior na quantidade demandada.

II. A elasticidade-preço da oferta é determinada exclusivamente pela capacidade produtiva das empresas, sendo irrelevante o tempo necessário para ajustar a produção.

III. Produtos considerados essenciais, como medicamentos, tendem a apresentar elasticidade-preço da demanda próxima de zero, refletindo a baixa sensibilidade dos consumidores às variações de preço.

IV. A elasticidade-preço da demanda de bens de luxo é geralmente mais baixa do que a de bens essenciais, devido à maior estabilidade na quantidade demandada.

V. Em mercados agrícolas, a elasticidade-preço da oferta é maior no longo prazo, quando os produtores podem ajustar a área plantada e incorporar novas tecnologias.


Assinale a alternativa correta:


A

Apenas os itens I, III e V estão corretos.


B

Apenas os itens II, III e IV estão corretos.


C

Apenas os itens I, IV e V estão corretos.


D

Apenas os itens I, II e IV estão corretos.


E

Apenas os itens III, IV e V estão corretos.

Mariana adora comprar livros, mas seu orçamento é limitado. Quando o preço dos livros aumenta, ela percebe que consegue comprar menos, e quando o preço cai, ela compra mais. Esse comportamento de Mariana reflete um conceito econômico que relaciona o preço de um bem com a quantidade que um consumidor decide adquirir. Qual conceito econômico está ilustrado aqui:


A

Elasticidade-preço da demanda.


B

Curva de oferta.


C

Curva de demanda individual.


D

Preço relativo.


E

Curva de produção.

A curva de demanda para a firma competitiva é inclinada para baixo. Logo, quanto menor o preço, maior será a quantidade produzida e demandada, enquanto a curva de demanda para a firma monopolista é horizontal.


C

Certo


E

Errado

A elasticidade da curva de oferta é a razão entre a variação percentual da quantidade ofertada e a variação percentual correspondente no preço. Com isso, quando essa razão é maior que um, é correto auferir que a oferta é inelástica.


C

Certo


E

Errado

Suponha uma economia na qual as preferências de Ana dependem apenas dos bens x e y. A elasticidade preço da demanda de Ana pelo bem x é de -2, a elasticidade preço cruzado da demanda por x é de -0,5, e a elasticidade renda de Ana pelo mesmo bem é de 2,5.


Então, se houver um aumento de 1% tanto no preço do bem x quanto no preço de y e na renda de Ana, o impacto total sobre a demanda de Ana pelo bem x é de:


A

2,5;


B

1;


C

0,5;


D

0;


E

-2.

Se a relação preço (Px) e demanda (Qx) de um bem “x” obedece a Lei Geral Demanda (Procura), consequentemente a inclinação da curva da demanda estará sujeita aos fundamentos desta lei. A curva da demanda é definida no plano Qx versus Px e revela as distintas quantidades que serão consumidas em função do preço. Em relação à inclinação da curva da demanda, pode-se afirmar que:

A
O efeito renda e substituição tem a capacidade para determinar a inclinação da curva da demanda.

B
Para todas as condições de mercado e preferências do consumidor a curva da demanda é vertical em relação ao eixo Qx.

C
O consumidor não troca de bens em sua cesta de preferência e, por isso a inclinação da curva é positiva.

D
No longo prazo o preço não tem um efeito menor para sobre a quantidade, por isso a inclinação da curva estará sujeita a outras variáveis.
Considerando a elasticidade-cruzada da demanda, os bens econômicos podem ser classificados da seguinte maneira:

A
Bens nacionais e internacionais.

B
Bens maiores, menores e essenciais.

C
Bens primários, secundários e essenciais.

D
Bens substitutos , complementares e independentes.
Assuma que a demanda para um produto X seja dada por

Qx = 500 – 10Px + 2Py +0,7R,

na qual R é a renda do consumidor, Px, o preço do produto X, e Py, o preço do produto Y. Suponha ainda que o preço de X seja, atualmente, igual a 10, que Py seja 5, e a renda, 100. A elasticidade preço cruzada da demanda do produto X em relação ao Y é:

A
0,021

B
0,048

C
0,075

D
0,105

E
0,152

Considere dois bens, A e B, em um determinado mercado. Suponha que a demanda por A é inelástica e que a demanda por B é elástica.

Logo, é correto afirmar:


A
Uma das características do bem B é possuir um grande número de bens substitutos.

B
Uma redução de 10% no preço de A e no preço de B resulta um aumento percentual na quantidade demandada maior em A do que em B.

C
Um mesmo choque contracionista de oferta gera uma elevação de preços maior em B do que em A.

D
Os empresários que produzem o bem A têm maiores receitas do que os empresários que produzem o bem B quando ambos adotam estratégias de redução de preços.

E
Exemplos de bens que apresentam as características de B são o sal, o pão francês e a gasolina.

Dado o exemplo abaixo, determine a elasticidade cruzada do bem (A) em relação ao bem (B) e classificar em: Substitutos, Complementares ou não existe relação entre si.

Imagem associada para resolução da questão

Marque a alternativa correta.


A
0,80 Bens complementares.

B
0,40 Bens substitutos.

C
0,5 Bens complementares.

D
0,05 Não existe relação entre si.

E
0,55 Bens complementares.

O quadro abaixo apresenta as projeções dos consumos de diversas fontes de energia para os anos de 2011, 2015 e 2020.

Imagem associada para resolução da questão

Após a análise desse quadro, conclui-se que a(s)


A
energia elétrica tende a ter uma participação cada vez menor na matriz.

B
presença maior do gás natural na matriz energética é decorrente de uma contribuição maior dos setores residenciais, comerciais e de transportes.

C
presença do bagaço de cana na matriz energética independe do consumo de etanol.

D
variações dos consumos de etanol e gasolina indicam que essas fontes de energia são complementares entre si.

E
variações dos consumos de gasolina e de gás natural (GN) são decorrentes da maior participação deste último no setor de transporte público.

De acordo com a elasticidade cruzada da demanda, os bens econômicos podem ser classificados como:


A

superiores e inferiores.


B

essenciais e supérfluos.


C

substitutos, complementares e independentes.


D

normais, essenciais, supérfluos e inferiores.


E

superiores, essenciais e supérfluos.

 
 
Gerar simulado