

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao analisar a reação de um consumidor frente à redução no preço de um determinado bem, a teoria microeconômica decompõe a variação total da quantidade demandada em dois efeitos distintos: o efeito substituição e o efeito renda. Essa distinção é importante para compreender como as preferências e a restrição orçamentária se reorganizam para alcançar um novo ponto de equilíbrio (máxima utilidade). Com base na análise técnica desses efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
O efeito substituição isola a mudança no consumo decorrente exclusivamente da alteração nos preços relativos, enquanto o efeito renda reflete a variação na demanda resultante do aumento no poder aquisitivo real do consumidor.
O efeito substituição é observado quando o consumidor atinge uma curva de indiferença superior devido ao excedente financeiro gerado pela queda de preço de uma mercadoria.
O efeito renda ocorre quando o consumidor decide substituir o bem que se tornou relativamente mais caro por aquele que se tornou mais barato, independentemente de qualquer alteração no seu nível de utilidade.
O efeito renda é definido pela variação na demanda que ocorre quando a renda nominal do consumidor aumenta, mantendo-se os preços das mercadorias constantes no mercado.
O efeito renda e o efeito substituição, em se tratando de bens normais, atuam em direções opostas, fazendo com que a curva de demanda apresente uma inclinação positiva em relação ao preço.
Se ambos os preços forem multiplicados por 2, passando-se a p1′=20 e p2′=8 , com a renda mantida em r=80 o vetor de demanda ótima (x1∗,x2∗) permanecerá o mesmo, pois a restrição orçamentária se deslocará paralelamente, sem alterar-se a solução de maximização de utilidade.
Certo
Errado
Considere uma economia com apenas três bens e consumidores com função utilidade Cobb-Douglas.
A análise da equação de Slutsky permite afirmar que:
os bens são substitutos líquidos;
se um dos bens for bem de Giffen, então será também um bem inferior;
o efeito substituição de Hicks é idêntico ao efeito substituição de Slutsky;
a matriz de substituição de Slutsky é positiva semidefinida e simétrica;
se um dos bens for bem de Giffen, então o efeito-substituição próprio é positivo.
Analise o contexto a seguir:
Uma economia com consumidores racionais, cujas preferências são convexas e completas. Alterações no preço de um bem provocam mudanças na composição do consumo ótimo, sendo possível decompô-las em vetores analiticamente distintos, segundo a metodologia de Hicks ou de Slutsky.
Sobre a lógica por trás dessa decomposição, é CORRETO afirmar que:
A decomposição de Hicks isola o efeito-renda ao manter constante o gasto monetário.
O método de Slutsky mantém a utilidade constante ao medir o efeito-substituição.
A metodologia de Hicks elimina o efeito-preço ao focar na variação da renda nominal.
O efeito-substituição, segundo Hicks, ocorre ao longo da mesma curva de indiferença.
Para uma função utilidade U(x,y)=Min (4x, 2y), em que x e y correspondem às quantidades consumidas de cada um dos dois bens disponíveis na economia, cujos preços são dados por px = py, caso px passe a ser o dobro de py, o efeito-substituição será nulo e toda variação na demanda pelos bens decorrerá do efeito-renda.
Certo
Errado
Considere que o preço de um bem 𝑋 diminui, enquanto a renda do consumidor e o preço do bem 𝑌 permanecem constantes.
Sabendo que 𝑋 e 𝑌 são bens normais e substitutos, assinale a opção que melhor descreve os efeitos esperados dessa mudança sobre a escolha do consumidor e sobre a demanda de mercado por 𝑋.
O efeito substituição reduz a quantidade demandada de 𝑋, mas o efeito renda aumenta; o resultado final é indeterminado.
Tanto o efeito substituição quanto o efeito renda aumentam o consumo de 𝑋, levando a um aumento da quantidade demandada individual e de mercado.
O efeito substituição é nulo, e apenas o efeito renda aumenta o consumo de 𝑋.
O efeito substituição aumenta a quantidade demandada de 𝑌 e reduz a de 𝑋, caracterizando 𝑋 como bem inferior.
O efeito substituição e o efeito renda reduzem a quantidade demandada de 𝑋, pois a queda de preço reduz o custo de oportunidade de 𝑌.
Considere a situação hipotética a seguir:
Um consumidor maximiza sua utilidade sob uma restrição orçamentária rígida e variações nos preços relativos de bens alteram as escolhas ótimas. Esse fenômeno permite isolar componentes que revelam mudanças na estrutura de preferências e no poder aquisitivo.
Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE esse desdobramento analítico.
O efeito-preço reflete exclusivamente a reação do consumidor a uma variação em sua renda nominal.
O efeito-substituição representa a variação no consumo resultante da alteração no nível de bem-estar.
O efeito-renda captura a mudança na demanda causada pela variação do poder real de compra.
O efeito-preço é invariável em relação à curvatura da curva de indiferença do agente racional.
O efeito substituição é a modificação no consumo de um bem associados à uma variação em seu preço, mantendo-se constante o nível de utilidade. Em relação a este assunto, marque a alternativa correta.
O ponto de maximização da satisfação da linha de orçamento deve estar situado acima do ponto original de tangência.
Sempre conduz a uma diminuição na quantidade demandada desse bem.
O ponto de maximização da satisfação da linha de orçamento deve estar situado à direita do ponto original de tangência.
A curva de demanda apresenta inclinação descendente.
Considerando os produtos, A e B, e os efeitos renda e substituição, bem como a formação das curvas de demanda de ambos, assinale a opção correta.
Se A é um bem de Giffen, a inclinação negativa é um pressuposto inviolável de sua curva de demanda.
O efeito renda gera a alteração da taxa marginal de substituição de A por B.
Se A é um bem normal e B é um bem inferior, uma elevação da renda do consumidor irá gerar maior consumo de A e menor consumo de B.
A variação do preço de A gera efeito substituição no consumo de B, sem, contudo, gerar efeito renda.
O efeito substituição gera um deslocamento paralelo da linha de restrição orçamentária, aumentando ou diminuindo o consumo tanto de A quanto de B.
O efeito renda e efeito substituição são conceitos importantes presentes dentro da teoria do consumidor. Considerando a teoria do consumidor, assinale a alternativa incorreta.
efeito renda é a variação no consumo de um bem ocasionada pelo aumento do poder aquisitivo, mantendo-se constantes os preços relativos.
O efeito substituição é a modificação no consumo de alimento associada a uma variação em seu preço, mantendo-se constante o nível de utilidade.
Como um dos bens se torna mais barato, há um aumento no poder de compra dos consumidores.
Os consumidores tenderão a comprar mais do bem que se tornou mais barato e menos das mercadorias que se tornaram relativamente mais caras.
Como um dos bens se torna mais barato, há uma diminuição no poder de compra dos consumidores.
Considere que o preço do bem X diminuiu enquanto o preço do bem Y permaneceu constante.
Considerando tanto o efeito renda quanto o efeito substituição, o consumidor reagirá a essa mudança de preço da seguinte forma:
o efeito renda levará o consumidor a comprar menos de X, enquanto o efeito substituição o incentivará a comprar mais de X.
o efeito substituição sempre prevalece sobre o efeito renda, levando a um aumento no consumo de X.
o efeito renda e o efeito substituição têm o mesmo impacto, levando o consumidor a comprar a mesma quantidade de X após a mudança de preço.
o efeito renda sempre causa uma queda no consumo de X, independentemente de ser um bem normal ou inferior.
o efeito substituição faz o bem X parecer mais barato, incentivando o consumo de X, enquanto o efeito renda pode aumentar ou diminuir o consumo de X, dependendo da natureza do bem.
Considerando a equação de Slutsky, avalie as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Se o preço de um bem normal cai, os efeitos renda e substituição serão positivos.
( ) Se o preço de um bem inferior cai, o efeito renda negativo mais do que compensa o efeito substituição positivo.
( ) O efeito substituição de Slutsky é calculado mantendo o poder de compra constante.
As afirmativas são, respectivamente,
V, V e V.
V, F e V.
V, F e F.
F, V e V.
F, F e F.
Sobre o efeito substituição e o efeito renda, assinale a opção CORRETA.
Quando o preço de um bem diminui, o poder aquisitivo do consumidor também diminui, ou seja, será necessário reduzir a renda do consumidor para manter o seu poder aquisitivo constante.
No efeito substituição, o consumidor consegue adquirir mais bens porque a renda aumentou, possibilitando o movimento para uma curva de indiferença maior.
No efeito substituição, o consumidor consegue adquirir mais bens porque a diminuição do preço aumenta o poder aquisitivo, possibilitando o movimento para uma curva de indiferença menor.
No efeito substituição, o consumidor adquire menos bens à medida que se desloca ao longo de uma curva de indiferença, e no efeito renda o consumidor consegue adquirir menos bens porque a diminuição do preço aumenta o poder aquisitivo, possibilitando o movimento para uma curva de indiferença maior.
No efeito substituição, o consumidor adquire mais bens à medida que se desloca ao longo de uma curva de indiferença porque o preço do bem diminuiu, e no efeito renda o consumidor consegue adquirir mais bens porque a diminuição do preço aumenta o poder aquisitivo, possibilitando o movimento para uma curva de indiferença maior.
Quando o preço de um determinado bem varia, há dois possíveis efeitos: o efeito substituição e o efeito renda. Caso o efeito renda de uma variação de preço for grande o suficiente, maior que o efeito substituição, a mudança no preço e a alteração na quantidade demandada podem seguir a mesma direção.
NICHOLSON, W.; SNYDER, C. Teoria Microeconômica: princípios básicos e aplicações. Tradução de Noveritis do Brasil. São Paulo: CENGAGE, 2018. (adaptado).
Diante do exposto, pode-se afirmar que o bem é:
Complementar.
De Giffen.
De Slutsky.
Normal.
De Engel.
Considere uma economia com apenas dois bens, 𝑥 e 𝑦 e consumidores com renda exógena igual a 𝑚.
De acordo com o que reza a teoria do consumidor, é correto afirmar que:
se o bem 𝑥 é um bem de Giffen, então a lei de demanda compensada afirma que a curva de demanda Hicksiana para o bem 𝑥 será positivamente inclinada;
no problema do consumidor, o ponto na curva de indiferença onde o módulo da taxa marginal de substituição entre 𝑥 e 𝑦 é estritamente maior que a razão entre os preços de 𝑥 e 𝑦 não é um ponto de ótimo;
de acordo com o que preceitua a equação de Slutsky, caso o bem 𝑥 seja um bem de Giffen então ele pode ser um bem normal, quando o consumidor tem renda em níveis suficientemente reduzidos;
se o gasto em cada demanda por 𝑥 e 𝑦 é exatamente metade da renda e o bem 𝑥 é um bem normal de luxo com elasticidade-renda estritamente maior do que 2,5, o bem 𝑦 também será um bem normal;
se o consumidor possui função utilidade 𝑢(𝑥, 𝑦) = 8𝑥3 + 12𝑥2𝑦 + 6𝑥𝑦2 + 𝑦3 e os preços de 𝑥 e 𝑦 são respectivamente iguais a 9 e 3, então teremos uma solução de canto.
A equação de Slutsky nos permite analisar como a escolha de um bem pelo consumidor responde a variações de preço.
-
Nesse sentido, quando o sinal do efeito renda é positivo e seu módulo supera o módulo do efeito substituição, é correto afirmar que um bem:
comum será um bem inferior;
normal será um bem comum;
inferior será um bem de Giffen;
inferior será um bem normal;
de Giffen será um bem comum.
"A variação total na demanda é a soma do efeito substituição com o efeito renda."
A que esse enunciado se refere?
Índice de Laspeyres.
Índice de Paasche.
Axioma Forte da Preferência Revelada.
Equação de Slutsky.
Curva de demanda compensada.
Dado que os recursos naturais são escassos, frequentemente os agentes econômicos são confrontados com diversos tradeoffs importantes. O problema da escolha de quanto produzir, como produzir, com quais insumos, entre outros questionamentos, são objetos da análise da alocação de recursos econômicos.
As escolhas de consumo também obedecem à lógica da escassez (bens em geral e renda disponível). Os economistas desenvolveram importantes teorias para auxiliar a tomada de decisão no contexto de tradeoffs. Assim, tópicos tais como, Taxa Marginal de Substituição Técnica (TMS), Curvas e Mapas de indiferença, Isoquantas, retas orçamentárias, funções de utilidade, entre outras, foram desenvolvidas como ferramentas importantes para a identificar as escolhas ótimas.
Como exemplo de aplicação dos conteúdos acima descritos, o autor Hall Varian discutiu em seu livro de microeconomia um problema em que procura determinar “quando” se deveria derrubar uma floresta para explorar a sua madeira (chamou isso de “investir na floresta”). Do ponto de vista de consumo, o agente pode estar analisando uma cesta de bens que decide entre as proporções de um produto orgânico versus um produto tradicional.
Neste contexto, de escolha ótima, assinale a alternativa correta.
Quando as preferências do consumidor são homotéticas, as curvas de renda=consumo são sempre curvas e não passam pela origem.
A equação de Slutsky diz que a variação total da demanda é a soma do efeito substituição com o efeito complementação.
Considere os bens relacionados x e y. Enquanto ambos forem consumidos em quantidades maiores que zero, a escolha ótima que tem de satisfazer a condição é: ∣TMS∣ ≥PyPx onde px e py são os preços de x e de y respectivamente.
Caso △p2△x1>0 , em que o numerador é a taxa de variação da quantidade demandada o bem 1 e o denominador é a taxa de variação do preço do bem 2, os bens são substitutos entre si.
Um bem de Giffen é aquele cuja demanda aumenta quando o seu preço diminui
Admitindo o consumo unicamente dos bens x e y, assinale a opção correta, a respeito dos efeitos renda e substituição, de acordo com a teoria clássica do consumidor.
O efeito renda está associado a um movimento ao longo da curva de rendimentos.
O efeito substituição não afeta a curva de indiferença.
Se os bens x e y forem substitutos perfeitos, o consumidor só consumirá um deles.
Não haverá equilíbrio quando a função utilidade do consumidor assumir a forma U = x + y.
A relação absoluta dos preços dos bens é o que determina o equilíbrio de mercado.