

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A queda substancial dos preços das ações da PETROBRAS entre 2008 e 2010, por reduzir o valor dessa empresa, conduz a uma redução equivalente tanto do produto interno bruto como da renda disponível da economia brasileira.
Para se obter um resultado acurado do produto interno bruto de determinada economia, é preciso deduzir da produção total as transações relativas a produtos intermediários.
A variação percentual do Produto Interno Bruto (PIB) nominal de um país, de um ano para o outro,
é sempre maior que a variação do Produto Nacional Bruto entre os mesmos anos.
é sempre maior que a variação do PIB real entre os mesmos anos.
é igual à variação percentual dos meios de pagamentos entre os mesmos anos.
nunca pode ser negativa, se houver inflação.
pode ser um valor maior do que 1.000%.
A renda nacional de um país é calculada subtraindo-se a depreciação e os impostos indiretos do(a)
saldo do Balanço de Pagamentos.
Produto Interno Bruto.
Produto Nacional Líquido.
Produto Nacional Bruto.
Renda Interna Bruta.
No que se refere à contabilidade nacional e ao sistema monetário, sabe-se que
o Produto Interno Bruto (PIB) de um país é sempre maior que suas exportações.
o Produto Interno Bruto (PIB) de um país é sempre igual ao seu Produto Nacional Bruto (PNB).
o multiplicador monetário é definido como a razão entre os meios de pagamento e a base monetária.
a velocidade-renda de circulação da moeda é a razão entre os meios de pagamento e o total das reservas internacionais.
um balanço comercial superavitário implica necessariamente acumulação de reservas internacionais pelos residentes do país.
Os lucros auferidos no Brasil por uma empresa estrangeira aqui atuante são incluídos no(a)
produto interno bruto do país.
produto nacional bruto do país.
exportação brasileira.
renda nacional brasileira.
entrada de capital do exterior no Brasil.
O Produto Interno Bruto (PIB) de um pais
exclui as mercadorias exportadas.
inclui as mercadorias importadas.
é uma medida de sua riqueza material.
é invariavelmente crescente com o tempo.
é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto (PNB).
Com relação ao Sistema de Contas Nacionais, é correto afirmar que
a renda auferida por um cidadão brasileiro que trabalha nos Estados Unidos faz parte do PNB brasileiro, mas não faz parte do PIB do Brasil.
o PIB é dado pela soma do valor da produção de um país durante um ano.
o PNB é obtido por meio do somatório dos bens intermediários e finais produzidos por um país em um determinado período.
atualmente já estão disponíveis mecanismos de aferição da chamada economia informal ou subterrânea no cômputo do PIB.
o PNB nominal permite a avaliação da variação da produção física de uma economia em diferentes períodos.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, considere os seguintes dados, de um país hipotético, disponíveis em unidades monetárias (UM):
consumo = 45 tributos = 34
poupança = 19 exportações = 26
investimento = 17 importações = 22
gastos do governo = 39
Com base nos dados acima, é correto concluir que, no país em questão,
a renda interna bruta foi de 102 UM.
o PIB correspondeu a 120 UM.
a absorção interna doméstica com o PIB foi de 81 UM.
a poupança interna foi superior à externa em 18 UM.
O objetivo da Contabilidade Nacional é fornecer uma aferição macroscópica do desempenho real de uma economia em determinado período de tempo: quanto ela produz, quanto consome, quanto investe, como o investimento é financiado, quais as remunerações dos fatores de produção. Assim, baseado nos conceitos de Contas Nacionais, não se pode dizer que:
o Produto afere o valor total da produção da economia em determinado período de tempo.
o Investimento corresponde ao acréscimo de estoque físico de capital, compreendendo a formação de capital fixo mais a variação de estoques.
a Renda Disponível do Setor Público corresponde ao total da arrecadação fiscal, deduzidos os subsídios e as transferências ao setor privado.
a diferença entre a renda líquida enviada ao exterior e o saldo das importações e exportações de bens e serviços não-fatores é chamada de Poupança Externa (Se).
a Renda Nacional é igual ao Produto Nacional Líquido, a preço de mercado.
Analise os dados abaixo referentes a uma economia aberta e sem governo, num determinado período tempo, e em unidades monetárias:
• poupança líquida do setor privado igual a 200;
• depreciação igual a 50;
• variação dos estoques igual a 80;
• formação bruta de capital fixo igual a 240.
Considerando esses dados como parte de um sistema de contas nacionais, nesse período, o saldo do balanço de pagamentos em transações correntes apresentou-se da seguinte forma:
superavitário em 120;
superavitário em 80;
superavitário em 70;
deficitário em 120;
deficitário em 70.
O PIB e o PNB são medidas do produto agregado da economia de um país. Uma comparação que se pode estabelecer entre elas é:
o PIB é sempre maior que o PNB.
o PIB se mede em reais e o PNB, em dólares, no Brasil.
o PNB é maior que o PIB se a renda líquida recebida do exterior for positiva.
o PNB é maior que o PIB se as reservas em divisas internacionais no Banco Central aumentarem.
o PNB é maior que o PIB se o balanço comercial for superavitário.
A respeito da mensuração de agregados macroeconômicos no
âmbito da contabilidade nacional, assinale a opção correta.
O produto interno bruto (PIB), que constitui um estoque de bens e serviços, representa uma forma de mensuração da riqueza de um país.
Nos países em desenvolvimento, o produto nacional bruto (PNB) é superior ao PIB porque as empresas multinacionais, que produzem uma parcela expressiva da oferta de bens e serviços nesses países, repatriam seus lucros para o país de origem.
Impostos e subsídios não são contabilizados na renda nacional porque não representam contrapartida de bens e serviços.
Transferências realizadas no âmbito de programas redistributivos para famílias de baixa renda elevam a renda disponível da economia.
As compras de bens e serviços dos turistas norte-americanos no Rio de Janeiro são registradas na contabilidade nacional, simultaneamente, como despesa de consumo e como importação de mercadorias.
O estudo da contabilidade nacional diz respeito à mensuração dos agregados macroeconômicos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A exemplo das pensões e aposentadorias, os rendimentos dos aluguéis, por não contribuírem para a produção corrente, não entram no cômputo do produto interno bruto (PIB).
Quando as despesas de investimento bruto excedem os gastos com depreciação, ocorre um aumento do investimento líquido às expensas da redução no estoque de capital da economia.
Despesas com a construção de escolas e hospitais bem como aquelas referentes ao pagamento dos funcionários públicos são contabilizadas como gastos do governo, contribuindo, assim, para elevar o PIB, quando computado sob a ótica da despesa.
Aumentos das importações de bens de capital, por elevarem a capacidade produtiva, contribuem para expandir a produção e a renda bruta da economia.
A taxa de crescimento do PIB potencial de uma determinada economia depende da(o)
maturidade de seu parque industrial.
deficit do seu setor público.
número de habitantes do país.
total das importações entrando no país.
volume de investimentos sendo realizados.
Quando o balanço de pagamentos de um país registra que a renda líquida enviada ao exterior é positiva, isto significa que
há uma fuga de capitais estrangeiros do país.
o PIB é maior que o PNB.
o país está perdendo reservas internacionais.
a taxa de câmbio (preço do dólar em moeda nacional) vai se valorizar.
as importações são maiores que as exportações.
Os lucros auferidos pelas empresas estrangeiras instaladas no Brasil, assim como a importação de matérias-primas industriais dessas empresas, são computados no PIB brasileiro.
Suponha uma economia hipotética sem governo, na qual tenham ocorrido as seguintes transações:
I. A empresa A adquire insumos da empresa C no valor de 100 e produz bens no valor de 300, sendo 70% da produção vendida para a empresa B e o restante para consumidores finais.
II. A empresa B, com os insumos adquiridos da empresa A, fabrica bens no valor de 400, dos quais 20% são vendidos como insumos para a empresa C e o restante para consumidores finais.
III. A empresa C, com os insumos adquiridos da empresa B, fabrica bens no valor de 200, dos quais 50% são vendidos para a empresa A e o restante para consumidores finais.
Considerando essas informações, é correto concluir que o valor agregado por essa economia é
maior que a renda.
900.
760.
530.
510.
O investimento em capital físico ou em capital humano tem um custo de oportunidade. A respeito de tal custo, pode-se afirmar que
a concentração elevada da distribuição da renda é o custo do crescimento.
a insuficiência de demanda agregada é o custo do crescimento econômico.
a poupança externa e o investimento estrangeiro podem eliminar os custos do crescimento econômico.
o crescimento econômico implica custos de redução de consumo e do lazer da população.
uma política vigorosa de incentivo às exportações propicia o crescimento econômico com custos mínimos.