

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação às Contas Nacionais, considere as seguintes afirmações:
I. O Produto Interno Bruto caracteriza o volume de valor adicionado pelos residentes no país.
II. A Renda Nacional Bruta define a produção realizada no território nacional, sem considerar a origem dos fatores de produção.
III. O Produto Interno Líquido é calculado somando-se a depreciação ao Produto Interno Bruto.
IV. O Investimento Bruto se decompõe em Formação Bruta de Capital Fixo e Variação de Estoques.
Está correto o que se afirma em
Pelo princípio do acelerador do investimento, é correto afirmar que
o investimento é afetado diretamente pelo nível do produto, independentemente da taxa de crescimento deste.
o investimento afeta a oferta agregada, mas não tem efeito sobre a demanda agregada.
um aumento no investimento aumenta a renda, que, por sua vez, leva a um novo aumento no investimento.
há uma relação direta entre taxa de investimento e taxa de juros.
o nível da poupança sempre aumentará.
Diante da crise financeira de 2016, uma empresa de fabricação de sacolas plásticas tem enfrentado dificuldades para levar em frente seu projeto de expansão. Por conta disso, a empresa entrou em contato com um banco local para identificar as linhas de crédito disponíveis e as respectivas taxas de juros praticadas em cada uma delas. A escolha dos projetos que serão implantados com o dinheiro obtido junto ao banco caracteriza uma decisão conhecida na gestão financeira como:
decisão de financiamento.
decisão de implantação.
decisão de substituição.
decisão de investimento.
decisão de planejamento.
Os países utilizam-se da contabilidade nacional para dimensionar seus agregados macroeconômicos. Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os agregados básicos são: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção interna e despesa.
( ) O produto corresponde ao valor bruto da produção de uma economia em um período de tempo, descontado o valor de todos os produtos intermediários utilizados no processo produtivo e identifica-se com o valor adicionado pela firma ou setor (produto líquido).
( ) O valor adicionado é obtido mediante a diferença entre o valor do produto bruto do setor analisado e o valor de seu consumo intermediário. Por exemplo: o produto do setor siderúrgico de determinado ano corresponde ao valor bruto de sua produção total, subtraídos os gastos com minério de ferro, carvão, energia e outros bens e serviços consumidos pelo setor.
( ) A renda nacional é obtida pelo somatório do consumo mais investimento mais exportações menos importações mais arrecadação menos gastos do setor público.
A sequência está correta em
V, V, F, F.
V, V, V, F.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
As contas nacionais do Brasil relativas ao primeiro trimestre de 2016, conforme dados divulgados pelo IBGE (valores em R$ milhões), apresentaram os seguintes números:

Considerando essas informações, o valor do Produto Interno Bruto – PIB do período, em R$ milhões, foi de
A situação a seguir que NÃO descreve corretamente uma estática comparativa envolvendo a identidade macroeconômica correspondente é:
um aumento da remessa de dinheiro de residentes fora do Brasil para residentes de dentro do Brasil eleva a Renda Nacional Bruta;
um aumento da produção de bens e serviços feitos a partir de fatores de produção nacionais eleva o Produto Nacional Bruto;
um aumento da soma dos salários com o excedente operacional bruto eleva o Produto Interno Líquido a custo de fatores;
um aumento dos impostos indiretos conjuntamente com uma redução dos subsídios eleva o Produto Interno Bruto a preços de mercado e a custo de fatores;
um aumento da depreciação reduz a Renda Nacional Líquida e o Produto Nacional Líquido a custo de fatores.
Sobre os agregados nacionais e o comportamento do investimento, é possível afirmar que:
o investimento é positivamente inclinado em relação à taxa de juros
o investimento planejado em estoque tende a ser contracíclico
a propensão marginal a consumir no curto prazo tende a ser maior que no longo prazo
em caso de recessão os estoques tendem a cair
a relação entre o crescimento do produto e o investimento tende a ser positiva
Se, numa economia, a renda líquida recebida do exterior é igual a depreciação, tem-se:
Produto Nacional Bruto = Produto Nacional Líquido.
Produto Interno Bruto = Produto Nacional Líquido.
Produto Interno Bruto > Produto Nacional Bruto.
Produto Interno Líquido > Produto Interno Bruto.
Produto Nacional Bruto > Produto Nacional Líquido.
Em uma economia, a renda líquida recebida do exterior é superior, em valor absoluto, ao montante da depreciação do estoque de capital da economia. Portanto, o Produto
Interno Bruto é maior que o Produto Nacional Bruto.
Nacional Bruto é menor que o Produto Nacional Líquido.
medido a preços de mercado é menor que o Produto medido a custo de fatores.
Interno Líquido é maior que o Produto Nacional Bruto.
Nacional Líquido é maior que o Produto Interno Bruto.
A contabilidade social procura medir a produção corrente de um país. Nesse sentido, observe o quadro abaixo que apresenta valores hipotéticos das contas nacionais desse país e marque a alternativa correta.

Produto Interno Líquido a preços de mercado (PILpm) = $ 50.000,00.
Produto Interno Bruto a custo de fatores (PIBcf) = $ 47.000,00.
Renda Líquida do Exterior (RLE) = $ 13.000,00.
Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) = $ 55.000,00.
Produto Nacional Bruto a preços de mercado (PNBpm) = $ 57.000,00.
É correto afirmar:
Se o Produto Interno Bruto é menor que o Produto Nacional Líquido, a renda recebida do exterior é menor que o valor da depreciação do estoque de capital fixo da economia.
O Produto Nacional Líquido medido a preços de mercado é seguramente menor que o Produto Interno Bruto medido a custo de fatores de uma economia.
O Produto Interno Bruto corresponde ao somatório do valor de produção de todos os bens e serviços de uma economia em determinado intervalo de tempo.
Se o Produto Interno Líquido a preços de mercado é maior que o Produto Nacional Bruto a custo de fatores, então o valor dos impostos diretos líquidos de subsídios é maior que o valor da depreciação do estoque de capital fixo da economia.
O Produto Nacional Líquido a custo de fatores corresponde à Renda Nacional de uma economia.
A renda nacional bruta de X é igual a 1.015 UA.
Um critério válido para se medir o produto interno bruto do setor de informática consiste em somar o valor de todos os metais e demais insumos utilizados na produção desse setor, como software e hardware, computadores e serviços de montagem.
As mudanças climáticas verificadas na região Norte influenciam diretamente o cálculo do PIB da região.
O Produto Nacional Bruto a custo de fatores corresponde à seguinte soma algébrica:
Produto Interno Líquido a preços de mercado + Depreciação − Impostos Indiretos + Subsídios.
Produto Nacional Líquido a preços de mercado + Depreciação − Renda Líquida enviada para o exterior.
Produto Interno Bruto a custo de fatores + Depreciação − Renda enviada para o exterior + Renda Recebida do exterior.
Produto Nacional Líquido a custo de fatores + Depreciação − Renda enviada para o exterior + Renda Recebida do exterior.
Produto Nacional Líquido a preços de mercado + Depreciação − Impostos Indiretos + Subsídios.
O PIB da região Norte corresponde à soma de toda a produção de bens e serviços da região, em determinado período de tempo.