

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O produto interno bruto (PIB) pode ser uma medida que subestima o bem-estar, pois ele
ignora a sustentabilidade ambiental.
não leva em conta a distribuição de renda.
é ajustado por mudanças na qualidade e variedade do produto ao longo do tempo.
exclui a produção não transacionada no mercado.
inclui o quão difícil é o trabalho na produção dos bens.
O aumento do consumo de drogas ilícitas em 10%, ceteris paribus, ocasionaria um crescimento, na mesma proporção, do produto interno bruto do país.
Certo
Errado
Considere os seguintes dados da composição do produto e da renda agregada em uma economia aberta:
a depreciação do estoque de capital equivale a 5% do Produto Interno Bruto.
a poupança agregada total da economia será $ 200.
a ocorrência de um superávit comercial resulta numa demanda agregada maior do que a oferta agregada.
a poupança nacional financia plenamente os investimentos da economia.
as exportações líquidas representam a renda líquida enviada ao exterior.
As estimativas do PIB brasileiro podem ser expressas tanto em unidades monetárias quanto em unidades físicas.
Se a renda líquida recebida do exterior é igual à depreciação, temos Produto
Interno Bruto = Produto Nacional Líquido.
Interno Bruto > Produto Nacional Líquido.
Interno Bruto < Produto Nacional Líquido.
Nacional Líquido < Produto Interno Bruto.
Nacional Líquido > Produto Interno Bruto.
De acordo com a tabela 5A3-I, o produto interno bruto a preços de mercado da economia é, em u.m., igual a
820.
830.
840.
850.
860.
Considere um país que em um dado ano apresentou as seguintes estatísticas:
– Consumo = 10,0 milhões de reais
– Investimentos = 2,0 milhões de reais
– Compras do governo = 3,0 milhões de reais
– Exportações líquidas = –1,0 milhão de reais
Com base nesses dados, é correto afirmar que o produto interno bruto desse país em milhões de reais é igual a:
A partir do fluxo circular de renda, podem ser estabelecidas três alternativas de medida do Produto Interno Bruto (PIB) de uma economia.
Sobre essas alternativas, é correto afirmar:
Pela ótica da despesa, o PIB é dado pelo consumo privado, investimento privado, gastos do governo e exportações líquidas.
Pela ótica da renda, o PIB é medido pelo valor do consumo intermediário acrescido em cada setor da economia.
Pela ótica da renda, o PIB é medido pela soma do valor de todos os bens finais produzidos na economia.
Pela ótica do produto, o PIB é obtido pela soma das remunerações dos fatores de produção e medido pelos salários, juros, lucros e aluguéis.
Pela ótica do produto, o PIB de uma economia é calculado a partir dos gastos de uma sociedade, sejam esses privados ou governamentais, além do investimento bruto.
As Contas Nacionais de um determinado país apresentaram, em unidades monetárias, as informações a seguir para o ano de 2018:
Consumo final 5.250.000
Formação Bruta de Capital Fixo 1.650.000
Variação de Estoques 80.000
Exportações de Bens e Serviços 300.000
Importações de Bens e Serviços 400.000
Renda Nacional Bruta 6.700.000
Sabendo-se que não houve transferências correntes entre este país e o resto do mundo, o valor da renda líquida enviada para o exterior foi igual, em unidades monetárias, a
180.000
100.000
310.000
380.000
250.000
Os dados da Tabela, a seguir, são referentes a 3 produtos (Abacate, Banana e Cereja) observados em dois anos (2017 e 2018).
Para as informações da Tabela (quando necessário considere 2017 como base), analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
Artigo | 2017 | 2018 | ||
Preço | Quantidade | Preço | Quantidade | |
Abacate | 2 | 8 | 4 | 8 |
Banana | 4 | 6 | 6 | 8 |
Cereja | 6 | 8 | 8 | 12 |
( ) O índice de Preço de Sauerbeck entre 2017 e 2018 é de 1,5.
( ) O Índice de Laspeyres de Preço entre o 2017 e o 2018 é de 1,5.
( ) O Índice de Paasche de Quantidade entre o 2017 e o 2018 é de 0,75.
( ) O Índice de Valor entre 2017 e 2018 é de 2.
( ) Os valores do PIB real em 2017 e 2018 são, respectivamente, 88 e 120.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) V – V – V – V – V
( ) F – F – F – F – F
( ) F – V – V – V – F
( ) V – F – F – V – V
( ) F – V – F – V – V
Analise os seguintes dados e informações sobre identidades macroeconômicas de uma economia aberta hipotética (em milhões de dólares).
• C = Consumo agregado = 50
• I = Investimento agregado = 70
• G = Consumo do governo = 80
• X = Exportação de bens e serviços não fatores = 60
• M = Importação de bens e serviços não fatores = 55
Com base nesses dados e informações, é correto afirmar que o produto interno bruto (PIB) e o produto nacional bruto (PNB) dessa economia são, respectivamente,
O PIB é um indicador econômico relevante para medir a riqueza de um país.
Assinale a opção que apresenta uma característica do PIB a custo de fatores.
Ele pode ser obtido somando o valor bruto da produção, (produção adicionada dos impostos sobre produto) e deduzindo o consumo intermediário.
Considere as seguintes informações de contabilidade nacional de um país (em unidades monetárias):

Com base nas informações acima, o valor da Renda Líquida enviada ao exterior corresponde a:
Considere os valores a seguir, apresentados pelo IBGE, relacionados às contas nacionais de 2017 do Brasil:
Contas | Valores (em R$ bilhões) |
Produto Interno Bruto (PIB) | 6.560 |
Outras Transferências Correntes (líquidas recebidas do exterior) | 7 |
Poupança Bruta | 970 |
Salários (líquidos recebidos do exterior) | 1 |
Rendas de Propriedade (líquidas recebidas do exterior) | -122 |
Despesa de Consumo Final | 5.476 |
A Renda nacional disponível bruta do ano foi, em R$ bilhões,
7.530
5.354
6.567
5.362
6.446
Em relação aos setores de atividade econômica que compõem o cálculo atual do PIB, analise as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. O Subsetor Industrial de Utilidade Pública (SIUP) provê os serviços de água, gás e energia.
II. O setor industrial inclui o subsetor de construção.
III. O setor de serviços provê serviços de atividades imobiliárias e de administração, saúde e educação públicas.
A sequência correta é:
V– V – V;
V – V – F;
V – F – F;
F – V – V;
F – F – V.
Se um bem produzido em 2014 foi vendido em 2015, esse bem entra no cálculo do PIB do ano em que foi produzido.
Certo
Errado