Questões de Concurso sobre Plano Collor II

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Plano Collor, implementado em 1990, introduziu uma série de mudanças na economia brasileira.


Avalie o que se afirma a respeito das políticas econômicas adotadas por esse Plano.


I− Inicialmente, o governo comprometeu-se a devolver os recursos financeiros bloqueados, convertidos em cruzeiros, em 12 parcelas iguais, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros nominais de 6% ao ano.

II− O controle da inflação no Plano Collor baseou-se, assim como nos planos heterodoxos anteriores, em congelamento generalizado de preços e salários, que obteve êxito inicial, mas foi posteriormente abandonado em função de pressões sindicais.

III− O plano estabeleceu metas explícitas e graduais para a inflação e para a redução do déficit operacional do setor público, a serem alcançadas principalmente por meio de uma política de rendas, com forte contenção salarial.

IV− No âmbito do setor externo, o plano alterou o regime cambial vigente, substituindo o sistema de taxas flutuantes por um regime formal de bandas cambiais administradas pelo Banco Central.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

III.


C

I e II.


D

II e IV.


E

III e IV.

Após o período do Plano Collor, em fevereiro de 1991 o Presidente Collor instituiu mais normas econômicas que ficaram conhecidas popularmente como Plano Collor II. Analise os itens abaixo entre as determinações constantes em medidas provisórias do Plano Collor II:


I.Fim do overnight e criação do Fundo de Aplicações Financeiras (FAF).

II.Criação da Taxa de Referência de Juros (TR).

III.Aumento de tarifas públicas para os Correios, Energia e Transporte.


Após análise, assinale a alternativa correta.


A

As alternativas I e II estão corretas.


B

As alternativas II e III estão corretas.


C

As alternativas I, II e III estão corretas.


D

Apenas a alternativa II está correta.


E

As alternativas I e III estão corretas.

“Três pontos foram então apresentados como base do programa: 1) uma reforma fiscal com o objetivo de permitir uma reversão das contas do setor público da ordem de 10% do PIB, objetivando-se uma conversão de um déficit operacional previsto para 8% do PIB em um superávit operacional de 2% do PIB; 2) uma reforma monetária destinada a acabar com a moeda indexada, seguida por um bloqueio ao acesso a cerca de 80% dos ativos financeiros do setor privado. Tal indisponibilidade, que resultou em um controle direto do Banco Central sobre um montante de quase 51 bilhões de dólares ao final de março (mais do que o dobro do valor dos títulos federais fora do banco) visava impedir que a massa de recursos financeiros líquidos em poder do setor privado pudesse dirigir-se para os ativos reais, durante o período de transição da economia para taxas mais baixas de inflação; 3) o anúncio de uma política de rendas, a partir da instauração de congelamento imediato de preços e salários, depois de uma modesta correção em alguns preços públicos, e uma regra para o reajuste de preços e salários, destinada a impedir que as pressões inflacionárias acumuladas no período anterior, que continha expectativas explosivas, viessem a prejudicar o andamento do programa.”


Fonte: www.fgv.br


O texto acima faz referência ao:


A

Plano Bresser.


B

Plano Cruzado.


C

Plano Collor.


D

Plano Real.

A respeito dos principais planos para o combate à inflação na economia brasileira, assinale a alternativa correta.


A

O Plano Cruzado, de 1986, foi um plano ortodoxo e sua estabilização se baseou no congelamento dos preços e na criação de uma nova moeda


B

O Plano Bresser, de 1987, teve como base o congelamento de preços, por um período de seis meses e na realização do ajuste fiscal


C

O Plano Collor I, de 1990, se destacou pelo confisco das poupanças e contas correntes, em que 70% dos ativos foram bloqueados no país


D

O Plano Collor II, de 1991, conseguiu conter a inflação da economia brasileira. Foi um dos planos mais bem sucedidos da história do Brasil


E

No Plano Real, de 1994, a partir do ano de 1999 o Real foi desvalorizado e, com isso, adotou-se a política do câmbio fixo

Durante o governo Collor (1990-1992) foram adotados dois planos econômicos que tinham como objetivo principal o combate à inflação. Comparando-se o conteúdo e as conjunturas desses dois planos tem-se que

A
o Plano Collor I visava a romper com a indexação da economia, ao passo que o Plano Collor II trazia uma reforma financeira sem relação com a situação fiscal.

B
ambos os Planos foram criados em contexto internacional neoliberal que sustentava a desestatização.

C
o Plano Collor I assentava-se em forte ajuste fiscal, ao passo que o Plano Collor II estava baseado no que se convencionou chamar de “sequestro dos ativos financeiros”.

D
ambos os Planos foram adotados em contexto de solidez fiscal, referendada por relativo baixo endividamento público.

E
o Plano Brasil Novo procurava frear a indexação da economia com um choque de liquidez e com o congelamento de preços, ao passo que o Plano Collor II combatia a indexação sem, no entanto, congelar preços.
 
 
Gerar simulado