Questões de Concurso sobre Principais teorias.

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as assertivas sobre a taxa Selic e seus efeitos na economia brasileira.


I. A Selic é uma taxa básica de juros usada como referência para diversas operações de crédito e investimento no país.

II. Quando os juros básicos estão elevados, o crédito tende a ficar mais caro, o que pode conter parte do consumo e dos investimentos.

III. A elevação da Selic costuma aumentar imediatamente a produção industrial, pois reduz o custo dos financiamentos empresariais.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas .


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

No debate teórico sobre a determinação da taxa de juros, destacam-se duas abordagens centrais: a teoria dos fundos emprestáveis e a teoria da preferência pela liquidez, associada a Keynes.


Avalie o que se afirma a respeito dessas abordagens.


I− Na teoria dos fundos emprestáveis, a taxa de juros é determinada no mercado como o preço que equilibra a oferta de poupança voluntária e a demanda por investimento, refletindo decisões intertemporais dos agentes econômicos em um ambiente no qual a moeda é neutra.

II− Segundo a abordagem keynesiana da preferência pela liquidez, a taxa de juros é um fenômeno estritamente monetário, definida pela interação entre a demanda por moeda (preferência pela liquidez) e a oferta de moeda, atuando como o preço que equilibra esse mercado.

III− A teoria da preferência pela liquidez sustenta que todo investimento não financiado diretamente por poupança própria depende exclusivamente da intermediação bancária, sendo os bancos meros repassadores das poupanças previamente depositadas pelos demais agentes econômicos.

IV− Na teoria dos fundos emprestáveis, considera-se que a moeda não exerce papel relevante na determinação da taxa de juros; contudo, em ambientes de elevada incerteza, os agentes preferem manter moeda em seus portfólios devido ao maior risco associado aos demais ativos financeiros.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I.


B

I e II.


C

I e IV.


D

II e III.


E

III e IV.

Em uma reunião estratégica, o diretor financeiro de uma grande indústria divulgou um relatório sobre as projeções de crescimento da empresa para o próximo ano. A pesquisa indicou que o Banco Central estava implementando aumentos consecutivos na taxa básica de juros (Selic) como parte de uma estratégia monetária focada no controle da inflação. Nesse contexto, a área financeira previu que o custo de financiar novos investimentos aumentaria consideravelmente, diminuindo a atratividade dos projetos planejados. Com base nos princípios da teoria macroeconômica keynesiana, que liga a taxa de juros aos elementos da demanda agregada, pode-se afirmar que o aumento da taxa de juros


A

tende a estimular o investimento, pois eleva o retorno das aplicações produtivas.


B

não afeta o investimento, já que este depende apenas do nível de renda e produção.


C

tende a reduzir o investimento, pois eleva o custo de financiamento dos projetos.


D

mantém o investimento constante, pois o crédito empresarial é inelástico a variações de juros.


E

aumenta o consumo e o investimento, já que reflete um cenário de maior liquidez na economia.

 
 
Gerar simulado