Imagem de fundo

Considerando a relação entre a macroeconomia e as contas nacionais, define-se o SCN com...

Considerando a relação entre a macroeconomia e as contas nacionais, define-se o SCN como uma ferramenta com um objetivo bem estabelecido: apresentar, a partir de um marco estrutural teórico, recomendações de como obter os dados para quantificar esse marco. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é, desde 1985, o órgão oficial produtor das contas nacionais do Brasil. A respeito do Sistema de Contas Nacionais, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Quando uma atividade econômica gera uma externalidade, positiva ou negativa, os custos e benefícios sociais decorrentes não são contabilizados nos quadros básicos do SCN.


B

O SCN se desenvolveu a partir do reconhecimento, pelos países, da necessidade de produção sistemática e comparável, no tempo e no espaço, de estatísticas econômicas para orientar a tomada de decisões, tanto na esfera pública como na privada.


C

O SCN e os instrumentos analíticos a ele associados (a matriz de insumo-produto e o conjunto de indicadores econômicos, sociais e demográficos usualmente construídos pelos escritórios de estatística dos países) têm como referências metodológicas atuais: o Manual das Naçõ es Unidas – System of National Accounts (SNA 1993 e o SNA 2008) –, em parceria com o Banco Mundial; a Organizaçã o para a Cooperaçã o e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a Comissão das Comunidades Europeias (Eurostat); e o Fundo Monetário Internacional (FMI).


D

No SCN, toda oferta (produção mais importação) tem um destino: ou é consumida ou é investida, ampliando a capacidade produtiva.


E

A estabilidade da moeda é um fator secundário na montagem do SCN de um país.