Qualidades físicas ou capacidades físicas são consideradas todos os atributos físicos que podem ser treinados em um organismo humano. Frequentemente, tais qualidades físicas são classificadas em diversos tipos, e os mais comuns são: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza). No handebol, uma grande diversidade de qualidades físicas está envolvida durante a realização da movimentação desse desporto.
Analise as qualidades físicas citadas a seguir e relacione-as com a adaptação correta em cada caso para o handebol.
( 1 ) Força máxima.
( 2 ) Velocidade de reação.
( 3 ) Velocidade (agilidade).
( 4 ) Resistência aeróbica.
( 5 ) Resistência muscular localizada.
( 6 ) Flexibilidade.
( 7 ) Equilíbrio estático.
( ) Possibilita a manutenção do rendimento durante a partida, promovendo a adaptação cardiorrespiratória, a recuperação durante e após o esforço e a adaptação metabólica (redução na produção de lactato).
( ) Força muscular máxima empregada no movimento. Importante na tomada de posição e importante para suportar contato físico.
( ) Para manter ou alcançar uma posição desejada.
( ) Para produzir respostas motoras rápidas. Ex: Manuseio da bola, deslocamentos e contra movimentos.
( ) Permite rápidas mudanças de direção e posição. Ex: Realização de fintas, realização de arremessos, realização de deslocamentos.
( ) Condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se nos limites ideais de determinadas ações. Promove uma maior amplitude de movimentos, melhor relaxamento muscular, aperfeiçoamento técnico, prevenção de lesões.
( ) Permite realização de repetições de movimentos com eficiência por um longo período de tempo. Favorece a manutenção de uma determinada posição, favorece a realização de arremessos, favorece a realização de saltos.
4 – 7 – 2 – 6 – 3 – 5 – 1.
4 – 1 – 7 – 2 – 3 – 6 – 5.
5 – 3 – 2 – 6 – 1 – 7 – 4.
4 – 2 – 7 – 3 – 6 – 5 – 1.