a classificação das habilidades motoras em categorias gerais está baseada na determinação de quais componentes ou elementos de uma habilidade são comuns ou semelhantes aos componentes de uma outra habilidade:
FINAS: habilidades que requerem a capacidade de controlar pequenos grupos musculares. Há um alto grau de precisão do movimento. Uma habilidade motora é classificada como fina quando sua execução envolver pequenos grupamentos musculares. Por exemplo, a cortada no voleibol, a bandeja no basquete. (MAGILL, 1984).
GLOBAIS: habilidades que requerem a capacidade de controlar pequenos grupos musculares. Há um alto grau de precisão do movimento. Uma habilidade motora é classificada como fina quando sua execução envolver pequenos grupamentos musculares. Por exemplo, passar a linha na agulha, escrever. (MAGILL, 1984).
GLOBAIS: habilidades que envolvem grandes massas musculares. Uma habilidade motora é classificada como global quando sua execução envolver grandes grupamentos musculares. Por exemplo, a cortada no voleibol, a bandeja no basquete. (MAGILL, 1984).
FINAS: habilidades que envolvem grandes massas musculares. Uma habilidade motora é classificada como global quando sua execução envolver grandes grupamentos musculares. Por exemplo, a cortada no voleibol, a bandeja no basquete. (MAGILL, 1984).