Questão de concurso
1
Q1633933
Educação Física Educação Física no Ambiente Escolar
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: FUNDEP Gestão de Concursos - FUNDEP
Prova: FUNDEP - Prefeitura de São João Del Rei - Professor de Educação Básica - Área: Educação Física

Os objetivos com a aplicação do conteúdo lutas nas aulas de Educação Física devem perpassar por entender seus benefícios, vivenciar a expressão corporal, desenvolver a capacidade de superação e de enfrentar limites, respeitar o próximo e as regras, desenvolver o sentido do tato, familiarizar-se com quedas e contato corporal, aumentar a autoestima e a integração entre os alunos, estabelecer vínculos entre o que acontece nas aulas e na comunidade, construir um ambiente favorável para relações interpessoais e promover a participação, a inclusão e a autonomia.


Na dimensão conceitual, o ensino das lutas pode

A

apresentar os movimentos de forma segura, desenvolver as habilidades básicas necessárias à formação integral dos estudantes. Nessa dimensão, o aprendizado deve ser de como fazer, realizando os movimentos da maneira correta e segura. As práticas envolvendo as lutas devem incluir os jogos de oposição.

B

desenvolver e valorizar ações antiviolência e a favor da participação de todos. A valorização da segurança e do andamento da aula e dos jogos precisa ser discutida e demonstrada dentro das aulas. Após uma prática com as regras antes firmadas, a discussão sobre a forma que o jogo foi desenvolvido e os resultados se fazem muito importante, assim como uma nova formulação de regras para uma nova prática.

C

estimular o conhecimento sobre sua história, verificar a origem de cada modalidade como um todo, do berço das práticas corporais até o seu estado atual. Promover discussões acerca do papel que a luta ocupa na sociedade atual se faz imprescindível para o entendimento e a valorização do conteúdo por parte dos estudantes.

D

exercitar jogos de curta distância, com características que envolvem o contato corpo a corpo entre os praticantes. Assim, os jogos de luta são realizados por meio de movimentos que envolvem o agarrar, o virar, o imobilizar, o desvencilhar-se do colega, a saída de imobilizações, entre outros.