Questão de concurso
1
Q1666766
Educação Física Fisiologia do Exercício
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2021
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL - FAUEL
Prova: FAUEL - Prefeitura de Catanduvas - Prefeitura de Catanduvas - Profissional de Educação Física

O dispêndio energético depende de vários fatores, entre os quais se pode fazer referência ao tipo de exercício, à sua frequência, duração, intensidade, condições climáticas, condição física geral e específica do indivíduo, relação da composição corporal e muscular em termos de fibras musculares do tipo I, IIa e IIb assim como os aspectos nutricionais. Em relação ao desempenho, as atividades esportivas são classificadas em dois ou três grupos. Assim, considerando-se a demanda energética em relação ao desempenho, as atividades esportivas podem ser:


I. Cíclicas: são caracterizadas pela repetição irregular e rápida de um gesto esportivo específico: rúgbi, futebol americano, polo aquático e nado sincronizado são alguns de seus exemplos.

II. Acíclicas: são aquelas que não têm repetição contínua do movimento, e em que a naturalidade e a espontaneidade dos gestos técnicos são marcantes: esportes de equipe como futebol, voleibol, basquetebol e handebol então entre as modalidades mais populares dessa caracterização.

III. Semicíclicas: integram simultaneamente atividades repetitivas e espontâneas, o que pode ocorrer durante a prática de várias modalidades, inclusive aquelas mencionadas anteriormente, como a natação, futebol, etc.


É CORRETO o que se afirma em:

A

Somente I está correta.

B

Somente II está correta.

C

Somente I e II estão corretas.

D

Somente II e III estão corretas.