Imagem de fundo

A presença da Educação Física na Educação Infantil é considerada um tema bastante polêm...

A presença da Educação Física na Educação Infantil é considerada um tema bastante polêmico e desafiador, o qual tem gerado inúmeras discussões, sendo que tal assunto parece provocar uma certa tensão entre os diferentes professores que atuam nesse contexto (generalistas e especialistas) (AYOUB, 2001). Sobre essa questão, analise as seguintes afirmações:


I- Os principais argumentos a favor da presença de especialistas de educação física na Educação Infantil advogam a necessidade desse profissional, já que tem sido considerada precária a formação profissional de professores (generalistas) que atuam na educação das crianças pequenas.

II- Grande parte dos argumentos contra a presença de especialistas nessa etapa da educação, gira em torno da preocupação de assumirmos, já na Educação Infantil, um modelo “escolarizante”, organizado em disciplinas e afinado com uma abordagem fragmentária de conhecimento que tende a compartimentar a criança.

III- A presença de especialistas em Educação Física, por si só garante a integração das ações pedagógicas na Educação Infantil, já que a Educação Física é vista como a responsável pelo o “momento da brincadeira” ou como o “momento do corpo”.


Assinale a alternativa correta.

A

Apenas a afirmação I está correta.

B

Apenas as afirmações I e II estão corretas.

C

Apenas as afirmações II e III estão corretas.

D

Todas as afirmações estão corretas.